5 Links

Share this post

31/08/21 Próspera. Política Externa, Ópio, Estado-Nação, Spotify

5links.substack.com

31/08/21 Próspera. Política Externa, Ópio, Estado-Nação, Spotify

Perguntas e Respostas sobre Próspera. Os fiascos sistêmicos da política externa americana. Economia em uma única droga. Blockchain contra o estado-nação. Quão ruim é seu Spotify?

Diogo G.R. Costa
Aug 31, 2021
Share this post

31/08/21 Próspera. Política Externa, Ópio, Estado-Nação, Spotify

5links.substack.com

1. Devon Zuegel visita Próspera, Honduras, e o resultado é um extenso material de referência para cidades modelo/charter.

"Minha esperança é que este documento ajude os construtores de cidades startup a aprender com o caminho que Próspera está traçando. Ele abrange uma variedade de tópicos:

  • infraestrutura em Próspera e seus vizinhos

  • Marco único da autonomia legal de Honduras

  • estrutura institucional da Próspera

  • impostos e tarifas

  • o modelo de negócios da Próspera

  • o ambiente político em honduras

  • contexto local, economia e cultura de Roatán, a ilha onde Próspera está localizada

  • residência eletrônica e residência física

  • população atual de Próspera e o que os levou a decidir se mudar para lá

... e mais!"

https://devonzuegel.com/post/prospera-faq


2. Ezra Klein entrevista Robert Wright sobre problemas sistêmicos da política externa americana.

 "A guerra do Iraque é amplamente considerada uma catástrofe. Isso é quase um consenso. Então você pensaria que, em um estabelecimento de política externa que funcionasse adequadamente, haveria responsabilização, e as pessoas que a apoiaram veementemente veriam sua influência diminuir, não estariam mais escrevendo colunas, comandando revistas e dirigindo os think tanks, e assim por diante, e nós testaríamos algumas pessoas novas que se opuseram à guerra.

Mas isso não aconteceu e continua não acontecendo. "

https://www.nytimes.com/2021/08/27/podcasts/transcript-ezra-klein-interviews-robert-wright.html?smid=url-share


3. Jeffrey Clemens explica a economia da produção de opiáceos, e como a repressão do governo agefão fez o cultivo e comércio migrar para as áreas dominadas pelo talibã.

"Da perspectiva dos traficantes de heroína da Eurásia, o ópio bruto é responsável por uma pequena parcela do custo que eles arcam até chegar a seus consumidores de renda média ou alta. A maior parte do custo é impulsionada pelas despesas e riscos associados ao próprio tráfico - suborno, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e, quando as tentativas de evasão das autoridades falham, violência. Como resultado, a demanda dos traficantes pelo ópio produzido pelos fazendeiros afegãos é inelástica, o que significa que mesmo uma mudança substancial nos preços exigidos pelos agribultores terá um efeito modesto na quantidade que os traficantes escolhem adquirir. Isso significa que os esforços do governo para reduzir o cultivo de papoula tiveram um efeito maior sobre os preços do que sobre a quantidade produzida - o governo acabou por aumentar os preços do ópio sem reduzir a quantidade demandada e produzida pelos traficantes."

https://mwi.usma.edu/an-unforced-error-how-us-attempts-to-suppress-the-opium-trade-strengthened-the-taliban/


4. Tomas Pueyo começa uma de suas séries de grandes narrativas, dessa vez de como a internet e o blockchain vão matar o estado-nação. 

"Quanto mais devagar um país fizer seus cidadãos aprenderem inglês, mais devagar ele crescerá. À medida que o inglês se firma, uma nova identidade global emergirá, da mesma forma que a imprensa escrita formou uma identidade nacional."

Uncharted Territories
Deep Dive on How Internet and Blockchain Will Kill Nation-States
Listen now (24 min) | Welcome to the premium content of the week! And I say content because you’re getting an article, a video, and podcast in one. First, the first podcast! Some of you had asked me to do one, so here we are. Let me know what you think! It’s about my take on the conversations I had with…
Read more
2 years ago · 4 likes · 2 comments · Tomas Pueyo

5. Deixe essa IA julgar o que você ouve no Spotify com base em critérios super objetivos.

https://pudding.cool/2020/12/judge-my-spotify/

Imagem Alai Ganuza

Share this post

31/08/21 Próspera. Política Externa, Ópio, Estado-Nação, Spotify

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing