5 Links

Share this post

30/09/21 Histórias, Alimentação, Internet, Torta, Instrumentos Musicais

5links.substack.com

30/09/21 Histórias, Alimentação, Internet, Torta, Instrumentos Musicais

Períodos históricos subestimados. O futuro da alimentação. A internet como metáfora para o cérebro. O esquecimento da torta americana. Novos instrumentos musicais.

Diogo G.R. Costa
Sep 30, 2021
2
1
Share this post

30/09/21 Histórias, Alimentação, Internet, Torta, Instrumentos Musicais

5links.substack.com

1. Uma coletânea de períodos históricos subestimados - por uma perspectiva que valoriza as melhoras no bem estar humano em vez de grandes acontecimentos políticos. Nesse sentido, a evolução das lentes que levariam aos óculos, microscópios e telescópios parece mais significativa que grandes guerras e imperadores.

Importantes evoluções técnicas e científicas ocorrem em surtos. Um dos destaques vem da evolução dos fundamentos da probabilidade e da estatística.

Você consegue dizer os períodos históricos em que foram criados: o gráfico de linha, o gráfico de barras, o gráfico de pizza, a ideia de probabilidade, a ideia da distribuição normal, o teorema de Bayes e o primeiro experimento de controle de caso? Parece que a resposta pode ser qualquer coisa, não? Acontece que ocorreu tudo entre 1760-1812; todos os três gráficos vieram de William Playfair e muito do resto veio de Laplace e Gauss.

https://www.cold-takes.com/summary-of-history-empowerment-and-well-being-lens/


2. O mais recente relatório tecnológico da revista The Economist traz perspectivas tecno-utópicas para o futuro da comida. Curioso como os textos forçam uma amizade entre o progresso tecnológico e as preocupações éticas e ambientais, normalmente em campos opostos. O futuro alimentar, na visão da The Economist, não seria um retorno a algum passado idílico, mas um ineditismo tecnológico que leve em consideração que tipo de pessoas queremos ser e como adaptar o planeta de acordo.

Imensos obstáculos permanecem. Uma coisa é cultivar um hambúrguer em um tanque, outra é fazer as pessoas comê-lo e uma terceira é fornecer bilhões de hambúrgueres a preços competitivos. O cultivo de vegetais em arranha-céus pode ser benéfico para o meio ambiente, mas a agricultura baseada no campo continua muito mais barata. Melhorias práticas e necessárias para as fazendas de hoje, como técnicas de agricultura regenerativa, poderiam ser postas de lado em favor da neofilia utópica incoerente e insustentável, oferecendo alimentos de nicho que fazem bem a uns poucos, mas quase nada ou nada para as multidões - ou para os animais sofredores.

https://www.economist.com/technology-quarterly/2021/09/28/technology-can-help-deliver-cleaner-greener-delicious-food


3. Os americanos não sabem mais fazer a tradicional torta americana, e o que esse esquecimento representa para o futuro dos EUA. 

Esse não é apenas um ensaio sobre tortas. É uma polêmica. Quero te convencer de que a torta americana é especial. De que a torta americana é ótima, em parte, por causa de sua rica e improvável história. Mas a torta americana também está em apuros, porque os cozinheiros americanos se esqueceram de como fazer a parte mais importante.

https://www.washingtonpost.com/opinions/2021/07/01/america-forgot-how-to-make-pie-crust/


4. Devido à sua complexidade e à nossa ignorância sobre o funcionamento, precisamos de metáforas para falar sobre o cérebro. Máquinas cartesianas já cumpriram esse papel. Hoje, a melhor metáfora para entender o cérebro talvez seja a internet.

De certa forma, é estranho que tenhamos demorado tanto para reconhecer que comunicação flexível, eficiente e confiável é exatamente o que a internet e o cérebro fazem. As principais inovações - como um sistema para dividir as mensagens em blocos de tamanho fixo - são conhecidas há mais de meio século.

https://www.berfrois.com/2021/05/an-internet-in-your-head-by-daniel-graham/


5. Músicos e engenheiros continuam criando novos instrumentos musicais. A Universidade Georgia Tech oferece prêmios para os melhores. No link, os vencedores de 2021: a segulharpa, o sinescópio, o piano eletromagnético, e a escolha popular, o violão microtonal de Lego.

https://guthman.gatech.edu/winners

Imagem Alai Ganuza.

1
Share this post

30/09/21 Histórias, Alimentação, Internet, Torta, Instrumentos Musicais

5links.substack.com
1 Comment
Luciana L Braga
Oct 1, 2021Liked by Diogo G.R. Costa

A criação de instrumentos musicais é um campo inspirador, imaginativo e entusiasmante. Adorei especialmente o violão microtonal de Lego que, pela música, inclui a perspectiva multicultural. Quantas escalas de origens diversas podem ser experimentadas a partir dessa genial criação?

Expand full comment
Reply
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing