5 Links

Share this post

29/11/21 Omicron, Robôs, Vilões, Elon Musk, Egito

5links.substack.com

29/11/21 Omicron, Robôs, Vilões, Elon Musk, Egito

O que esperar da variante Omicron. A história das automações. A psicologia pop acabou com os vilões. Os russos amam Elon Musk. Explorando o Vale dos Reis.

Diogo G.R. Costa
Nov 29, 2021
Share this post

29/11/21 Omicron, Robôs, Vilões, Elon Musk, Egito

5links.substack.com

1. Noah Smith sobre a variante Omicron. E porque sua esperança reside em uma continuidade de vacinação em que o establishment político supere as resistências do establishment tecnocrático. 

Basicamente, a era em que poderíamos esperar frear o vírus com intervenções não farmacêuticas - lockdowns, distanciamento social, máscaras, testar-e-rastrear - acabou faz tempo. Não apenas o apetite popular por essa estratégia diminuiu até quase sumir, mas novas variantes são tão contagiosas que essas estratégias simplesmente não são suficientes para erradicar o vírus. Todos os países, exceto a China, estão em transição para uma estratégia de “viver com a Covid” (e a China está se prejudicando ao tentar manter sua política de “zero Covid”). Portanto, embora você ainda deva usar máscara e algumas cidades possam fazer alguns fechamentos limitados de comércio, devemos presumir que as medidas de distanciamento não serão nossa primeira linha de defesa contra a Omicron.

As vacinas serão nossa primeira linha de defesa. No curto prazo, isso significa receber uma dose de reforço da vacina existente, a fim de restaurar os níveis de anticorpos a tempo para a onda de Omicron.

Noahpinion
The Omicron situation
When it comes to the Covid pandemic, it’s important to react quickly. Last time a major new variant emerged, we watched millions of Indian people die while we sat there and waited for U.S.-specific data before taking any kind of serious action. This was the result…
Read more
a year ago · 69 likes · 67 comments · Noah Smith


2. A genealogia dos robôs humanoides precede em muito o século 20. Já se imaginavam robôs sexuais na época de Ovídio. No mundo helênico a.C., engenheiros desenhavam autômatos movidos a água.

Robôs e IA há muito são usados ou imaginados como ferramentas para servir a poucos poderosos, então vale a pena desafiar as afirmações de que a automação e a IA são inovações que transformarão positivamente a sociedade humana.

https://thereader.mitpress.mit.edu/the-ancient-history-of-intelligent-machines/


3. Hollywood parece viciado em backstories de vilões que nos fazem empatizar com os arquiinimigos mais caricaturais. Mas o que acontece com nossos instintos morais quando parece impossível que vilões sejam simplesmente malignos? 

Se Hollywood é capaz de reabilitar uma esfoladora de filhotes que é basicamente chamado de diabo cruel, então é capaz de qualquer coisa.

https://unherd.com/2021/11/pop-psychology-has-killed-the-villain/


4. Por que os russos adoram Elon Musk?

talvez seja uma reação contra oligarcas ricos e protegidos pelo Estado, muitas vezes acusados de corrupção - que carecem da personalidade online eclética e excêntrica de Musk ...

“Espero que algum dia nossos oligarcas bilionários comecem a gastar seu dinheiro não em iates e vaidades, mas no desenvolvimento de tecnologias espaciais e na expansão do conhecimento sobre o espaço”

https://www.washingtonpost.com/world/europe/russia-musk-tesla-mars/2021/11/25/f63eab4e-4179-11ec-9404-50a28a88b9cd_story.html


5. O Theban Mapping Project é um website bem mapeado e detalhado para uma exploração virtual do Vale dos Reis no Egito.

https://thebanmappingproject.com/tombs/kv-43-thutmes-iv

Imagem Yeliz

Share this post

29/11/21 Omicron, Robôs, Vilões, Elon Musk, Egito

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing