5 Links

Share this post

29/04/22 Intelectuais, Pequenas Lições, Filtros, Tocqueville, Estado Empreendedor

5links.substack.com

29/04/22 Intelectuais, Pequenas Lições, Filtros, Tocqueville, Estado Empreendedor

Portfólio de influenciadores intelectuais. Lições de Kevin Kelly. Usando filtros na foto do currículo. Tocqueville no século 21. Questionando o estado empreendedor.

Diogo G.R. Costa
Apr 29, 2022
6
Share this post

29/04/22 Intelectuais, Pequenas Lições, Filtros, Tocqueville, Estado Empreendedor

5links.substack.com

1. Não trate os intelectuais que você segue no espectro do “o quanto essa pessoa concorda comigo”, mas como um portfólio de pensamentos e opiniões. Diversifique suas ações no mercado de ideias.

A lista de avaliados inclui Ann Coulter, Nassim Taleb e Tyler Cowen

É possível prestar atenção em alguns intelectuais, mesmo que em sua maioria estejam errados ou sejam imbecis, se, quando corretos, estiverem corretos de uma maneira não correlacionada com a maioria das outras pessoas que você segue.

https://threadreaderapp.com/thread/1519560138398396417.html


2. 103 pequenas lições de vida do tecnólogo Kevin Kelly, que completa 70 anos. Exemplos:

Nunca trabalhe para alguém que você não queira se tornar.

Peça dinheiro a financiadores e eles lhe darão conselhos; mas peça conselhos e eles lhe darão dinheiro.

Não existe isso de “chegar pontualmente”. Ou você está atrasado ou está adiantado. A escolha é sua.

A melhor maneira de obter uma resposta correta na internet é postar uma resposta obviamente errada e esperar que alguém o corrija.

Gaste tanto tempo criando o título de um e-mail quanto a própria mensagem, porque a assunto é geralmente a única coisa que as pessoas lêem.

Tenha como objetivo morrer quebrado. Dê o que você possui aos seus beneficiários antes de morrer; é mais divertido e útil. Gaste tudo. Seu último cheque deve ir para a funerária e deve voltar sem fundo.

https://kk.org/thetechnium/103-bits-of-advice-i-wish-i-had-known/


3. O uso de filtro embelezando a foto do currículo aumenta a chance de arrumar um emprego?

No estudo 1, filtros de embelezamento aumentaram a percepção de empregabilidade independentemente do tipo de trabalho, mas especialmente quando os candidatos eram do sexo feminino. Ambos os candidatos masculinos e femininos cujas fotos foram filtradas foram percebidos como mais competentes, mas apenas os candidatos do sexo masculino foram percebidos como mais cordiais (warm). No estudo 2, filtros de embelezamento aumentaram a contratação apenas ligeiramente para candidatas brancas, seguidas por candidatos brancos e negros, mas substancialmente para candidatas negras. Os filtros aumentaram a competência percebida de candidatos negros (especialmente de mulheres negras), mas não de candidatos brancos e aumentaram a percepção de cordialidade de todos os grupos, exceto de mulheres brancas. Cordialidade e competência mediaram parcialmente os efeitos observados na contratação em ambos os estudos.

https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/MD-06-2021-0747/full/html


4. A constante atualidade de Alexis de Tocqueville para os desafios democráticos na nova biografia de Olivier Zunz: The Man Who Understood Democracy.

Na América, [Tocqueville] veio a acreditar, a ideia de soberania popular – do povo governando a si próprio como iguais – era um mito. A democracia nesse sentido era impossível de alcançar, e tentar, como alguns revolucionários haviam tentado, seria perigoso. Tocqueville mudou o pensamento sobre democracia do terreno político para o sociológico. Ele definia a democracia não como um modo de governo coletivo, mas como uma situação social: o que ele chamava de “igualdade de condições”. A democracia americana era bem-sucedida, até certo ponto, porque falar de soberania popular era o curativo para fontes de ordem muito mais substanciais. Essas incluíam uma cultura política que dava aos direitos individuais um lugar central, uma herança religiosa cristã que conferia uma sensibilidade moral compartilhada e uma rede de instituições, como governo local e organizações voluntárias, que davam às pessoas experiência prática na gestão de seus próprios assuntos.

https://newrepublic.com/article/165923/olivier-zunz-tocqueville-book-review-uneasy-vision-american-democracy


5. Questioning the Entrepreneurial State é um livro gratuito e bem diversificado de contra argumentos à tese popularizada pela economista Mariana Mazzucato.

“Destruição criativa, inovação e empreendedorismo estão no centro do crescimento econômico. O governo tem um papel claro, de fornecer o tecido básico de uma sociedade dinâmica, mas a política industrial e as empresas estatais são uma avenida de sonhos desfeitos e visões não realizadas. Essa importante mensagem é apresentada de forma convincente em Questioning the Entrepreneurial State.”

—Anders Borg, Ex-Ministro da Fazenda, Suécia

https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-030-94273-1.pdf

Imagem gerada pelo openaidalle a partir do prompt “A Baltimore Oriole perched on a baseball, painted in the style of James Audubon”

Share this post

29/04/22 Intelectuais, Pequenas Lições, Filtros, Tocqueville, Estado Empreendedor

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing