5 Links

Share this post

27/08/21 Câncer, Fluvoxamina, Terraplanismo, Gray e Pessoa, Criatividade

5links.substack.com

27/08/21 Câncer, Fluvoxamina, Terraplanismo, Gray e Pessoa, Criatividade

Consequências sociais e psicológicas do câncer. Fluvoxamina: tratamento eficaz ou cloroquina da vez? A mitologia do terraplanismo. John Gray resenha o que Robert Zenith escreveu sobre Fernando Pessoa.

Diogo G.R. Costa
Aug 27, 2021
Share this post

27/08/21 Câncer, Fluvoxamina, Terraplanismo, Gray e Pessoa, Criatividade

5links.substack.com

1. Como o mundo passa a te tratar quando você tem câncer - e a igreja do pensamento positivo. 

"Você é alguém que gosta de receber opiniões não solicitadas de estranhos e conhecidos? Caso afirmativo, não posso recomendar o câncer o suficiente. Antes mesmo de ter o primeiro relatório de patologia em suas mãos, os conselhos já vão começar a jorrar. Ria e o mundo vai rir com você; tenha câncer e o mundo não vai conseguir calar a boca."

https://www.theatlantic.com/health/archive/2021/08/caitlin-flanagan-secret-of-surviving-cancer/619844/


2. Será que, diferente de outros medicamentos, a fluvoxamina irá se provar um tratamento eficaz contra a Covid? Os resultados de um novo RCT envolvendo milhares de pacientes têm provocado otimismo entre pesquisadores (claro que um tratamento como esse funcionaria como complemento à vacinação, não como substituto).

"A fluvoxamina se liga a um receptor na célula que regula a resposta ao estresse celular e à produção de citocinas, proteínas que dizem ao corpo que algo está errado e causam inflamação.

Uma das principais teorias sobre o que acontece quando os pacientes sofrem de Covid-19 é que as células danificadas pela doença liberam toneladas de citocinas, o que causa inflamação nos pulmões, podendo dificultar a respiração e causar danos permanentes nos tecidos. No início da pandemia, Reiersen procurou seus colegas na Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis com uma ideia maluca: e se a fluvoxamina for capaz de ajudar os pacientes da Covid-19?"

https://www.vox.com/future-perfect/22619137/fluvoxamine-covid-ivermectin-together-study-mcmaster


3. O humor, a estética e a imaginação por trás da mitologia terraplanista - e outras grandes teorias científicas de conspiração. Mais do que uma desconfiança do método científico, essas crenças nascem a partir de uma visão de mundo adoecida. "Sempre houve uma relação íntima entre poder e conhecimento, e as teorias da conspiração são a relação entre impotência e conhecimento."

"Uma parte interessante dessa teoria é como ela precisa ser cara para funcionar. Vejamos. Nós voamos regularmente em aviões ao redor do mundo, então com certeza os pilotos devem saber a verdade! Ou pelo menos eles saberiam, mas os aparelhos de GPS são, na realidade, manipulados para fazer com que os pilotos pensem que estão voando em linha reta ao redor de uma esfera!...

Atualmente, há um desacordo entre os terraplanistas acerca da teoria da relatividade de Einstein - se ela permite ou não que a Terra acelere indefinidamente sem que o planeta acabe ultrapassando a velocidade da luz.

Um fato importante sobre as teorias da conspiração é seu amor pela experimentação individual, como no exemplo acima. Quero dizer, você não pode facilmente culpar alguns dos membros de serem imbecis ou de não entenderem nada sobre ciência alguma. Eles não são os Neandertais das cavernas que parecem ser. São pessoas infectadas com um vírus mental. Um vírus que se infiltrou numa parte substantiva de seu pensamento."

Strange Loop Canon
The Endearing Mythology Of A Flat Earth
When Columbus lived, people thought that the Earth was flat. They believed the Atlantic Ocean to be filled with monsters large enough to devour their ships, and with fearful waterfalls over which their frail vessels would plunge to destruction. A characteristically accurate schoolbook…
Read more
2 years ago · 1 comment · Rohit

4. John Gray resenha a biografia de Fernando Pessoa escrita por Richard Zenith.

“O retrato que Zenith faz de Pessoa e da sua vida é mais do que uma obra-prima da biografia literária. São mais de 1.000 páginas, nenhuma delas desperdiçada. É um tour de force de história cultural. A tarefa que Zenith se propôs a fazer foi apresentar um 'relato cinematográfico' do escritor, mostrando a sua aparência, as pessoas com quem ele interagia e os cenários em que a sua vida se passou. Mas a existência 'real' de Pessoa se desenrolava sobretudo na sua imaginação, e aqui o feito de Zenith é extraordinário. Ao iluminar essa figura tão evasiva, Zenith produziu uma obra em alguns aspectos tão surpreendente quanto a do próprio Pessoa."

https://www.newstatesman.com/culture/books/2021/08/living-fernando-pessoa-s-world


5. Um teste popzinho de criatividade feito em segundos. Basta listar 10 palavras e o app mede a distância criativa entre elas.

https://www.datcreativity.com/task

Imagem Leah Gardner

Share this post

27/08/21 Câncer, Fluvoxamina, Terraplanismo, Gray e Pessoa, Criatividade

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing