26/10/21 Ganhos de Capital, Fotos Passadas, WhatsApp, Comunidades Epistêmicas, Voto Ranqueado
Tributação de ganhos de capital não realizados. As fotos da era analógica eram horríveis. O WhatsApp atingiu 1 bilhão de usuários com 50 engenheiros. Comunidades epistêmicas como jogos. Voto ranqueado
1. Os problemas com a tributação de ganhos de capital não realizados. Além das questões práticas, de viabilidade e de consequências não internacionais, também há problemas filosóficos.
Apesar das afirmações de Janet Yellen, esse é um imposto sobre o patrimônio, embora incida sobre o patrimônio incremental, e não sobre o patrimônio total. Simplificando, a proposta favorece pessoas com riqueza herdada, investidas em ativos não negociados e negócios maduros, e desfavorece pessoas investidas em ações negociadas publicamente em empresas em crescimento, muitas das quais elas próprias lançaram e construíram. Se essa é a mensagem que os redatores do direito tributário desejam passar, eles deveriam pelo menos ter a decência de ser francos sobre essa mensagem e defendê-la.
https://aswathdamodaran.blogspot.com/2021/10/the-billionaire-tax-worst-tax-idea-ever.html
2. Sobre o nosso passado fotográfico, nossos mosaicos físicos de fotos ruins, de cliques acidentais, descentralizados, com superexposição e olhos vermelhos.
Navegar pelos álbuns de fotos dessa época é como encontrar um período sombrio de um passado inexplicável e ocasionalmente brutal, em que todos choravam em festas e faziam cara feia durante as reuniões e pareciam miseráveis praticando esportes. Ninguém nunca pensava em trazer uma câmera para aqueles raros momentos em que você estava no seu melhor.
https://www.theatlantic.com/culture/archive/2021/10/internet-lost-bad-photos/620463/
3. Como o WhatsApp alcançou a marca de 1 bilhão de usuários contando com apenas 50 engenheiros.
A cultura de engenharia do WhatsApp consiste em 3 princípios principais:
Mantenha as coisas pequenas
Mantenha as coisas simples
Tenha um foco único na missão
Mantenha as coisas pequenas
Isso significa equipes menores, mas também menos servidores, com menores custos de manutenção, menos sistemas e menos componentes.
4. Como a internet se organiza em volta de comunidades epistêmicas, cada uma jogando seu próprio jogo, competindo em seu próprio torneio. É a lógica por trás do QAnon, mas também por trás da comunidade racionalista.
Os atletas entendem que nem todos podem ser Babe Ruth. É por isso que você tem ligas de beisebol locais, pequenas ligas para que todos possam satisfazer seu desejo de competição esportiva, sejam os atletas superstars ou não. Mas qual é o equivalente intelectual das ligas menores? O lugar onde, mesmo que você não seja um superstar, você pode ter a experiência de gerar novos insights que são apreciados por uma comunidade de buscadores de conhecimento com ideias semelhantes?
Você pode criar uma liga menor nos esportes, combinando os jogadores menos que estelares uns contra os outros. Mas você não pode fazer isso com curiosidade intelectual; não há como comparar pessoas entediantes umas com as outras para ver quem descobre a gravidade primeiro. O mais próximo que você pode chegar é criar um QAnon - se separar da realidade, e então você só estará competindo com outros separatistas.
Vale lembrar que os Estados Unidos foram construídos a partir de comunidades epistêmicas excêntricas umas às outras.
5. Unite America é um organização suprapartidária dedicada a reformas eleitorais nos Estados Unidos que reduzam a polarização e aumentem a qualidade do voto. A prioridade da agenda é o voto ranqueado. Uma pesquisa realizada pela organização mostra que, apesar das dificuldades burocráticas, a experiência do voto ranqueado em Nova York tem aprovação do eleitorado:
95% dos eleitores acharam o voto ranqueado simples de usar;
83% dos eleitores classificaram mais de um candidato;
77% dos eleitores querem continuar usando o voto ranqueado.
Imagem Alai Ganuza