25/11/21 Web3, Revolução Verde, GovTech, Pobreza, Restauração IA
O que esperar de web3 sem hype. Calculando os benefícios da revolução verde. Os desafios de GovTech nos EUA. Onde estamos na erradicação da pobreza extrema. IA restaurando obras de arte perdidas.
1. Entendendo as tecnologias da web3 menos o hype.
Protocolos como SMTP (1981; e-mail), TCP (1983; transmissão confiável de pacotes), HTTP (1991; web) e XMPP (1999; chats) criaram um valor imenso para o público enquanto captaram pouco para seus inventores. Blockchains acabam com isso, permitindo que os inventores capturem um valor considerável para si próprios.
https://www.psl.com/feed-posts/web3-engineer-take?s=09
2. Nós ainda subestimamos a revolução verde. Mais motivos por que Norman Borlaug merece ser considerado um dos maiores humanitários da história (via Alex Tabarrok).
Estimamos o impacto da Revolução Verde no mundo em desenvolvimento, explorando a heterogeneidade exógena no momento e na extensão dos benefícios derivados de variedades de cultivos de alto rendimento (HYVs). Descobrimos que os HYVs aumentaram os rendimentos em 44% entre 1965 e 2010, com ganhos adicionais advindos da realocação de insumos. Rendimentos mais altos aumentaram a renda e reduziram o crescimento populacional. Um atraso de 10 anos na Revolução Verde custaria em 2010 17% do PIB per capita e acrescentaria 223 milhões de pessoas à população do mundo em desenvolvimento. A perda acumulada do PIB em 45 anos teria sido de US $ 83 trilhões, correspondendo a aproximadamente um ano do PIB global atual.
https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/714444
3. Como fazer a tecnologia do governo funcionar para as pessoas - os desafios do governo americano. E fazer os websites funcionarem é fundamental.
Carnahan destacou três áreas que ela queria abordar: primeiro, mudar o processo das agências governamentais comprarem tecnologia para reconhecer que a tecnologia requer atualizações constantes. Em segundo lugar, simplificar a tecnologia para as pessoas que usam serviços governamentais. E, em terceiro lugar, tornar mais atraente para pessoas com experiência em tecnologia trabalhar para o governo, mesmo que temporariamente.
https://www.nytimes.com/2021/11/24/technology/government-tech.html
4. O status quo da pobreza extrema no mundo, de acordo com Our World in Data.
A maior parte do mundo deixou para trás a extrema pobreza. Para mim, isso está entre as conquistas mais impressionantes e mais importantes da história da humanidade.
Mas a luta contra a pobreza extrema está longe de terminar. Cerca de uma em cada dez pessoas ainda vive em extrema pobreza agora.
A preocupação com a pobreza extrema hoje é que alguns dos países mais pobres do mundo não estão crescendo. A menos que isso mude, centenas de milhões de pessoas continuarão a viver na miséria.
https://ourworldindata.org/extreme-poverty-in-brief
5. Como a IA pode nos oferecer uma prova de como eram algumas das obras de arte perdidas para a história.
Vamos deixar uma coisa clara: ninguém está dizendo que esta IA está trazendo de volta as obras originais de Klimt. “Não é um processo de recriar as cores reais, é recolorir as fotografias”, Smola rapidamente nota. “O meio da fotografia já é uma abstração das obras reais.” O que o aprendizado de máquina está fazendo é fornecer um vislumbre de algo que se acreditava estar perdido por décadas.
https://www.wired.com/story/artificial-intelligence-reviving-lost-art/
Imagem Ali