25/04/22 Vetocracia, Capacidade de Estado, Árvore da Vida, Arranha-Céus, Charter Cities
Vitalik Buterin polariza vetocracia x tratoragem. Como corporações dependem do estado. Como visualizar a evolução das espécies. O que limita a altura dos edifícios urbanos. Charter cities históricas.
1. Vitalik Buterin e a atual polarização política entre a tratoragem e a vetocracia.
Tratoragem: atores isolados podem realizar coisas importantes e significativas, mas potencialmente arriscadas e disruptivas, sem precisar pedir permissão.
Vetocracia: fazer qualquer coisa potencialmente disruptiva e controversa requer a aprovação de um grande número de diferentes e diversos atores, qualquer um deles com o poder de veto.
https://vitalik.eth.limo/general/2021/12/19/bullveto.html
2. Um argumento com base em capacidade de estado questiona a possibilidade de corporações se desenvolverem livremente sem o apoio e o design institucional dos estados modernos.
O direito consuetudinário ou redes comerciais como a Lex Mercatoria são teoricamente capazes de fomentar muitas formas de direitos de propriedade e relações contratuais, mas não a corporação comercial. Estranhos não conseguem cooperar na escala e complexidade legal de uma corporação típica sem um estado funcionalmente moderno e um aparato legal capaz de fazer cumprir os termos de negociação.
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4037726
3. A visualização mais comum da evolução das espécies, a árvore da vida, nunca foi uma representação muito adequada. Mas agora, com os rumos que vem tomando a teoria da evolução, biólogos querem descartá-la em definitivo.
‘espécies’ não são unidades, são bits de um contínuo. O que compreende um ‘bit’ é arbitrário – a opinião de um taxonomista. Arbitrário e, na verdade, para sempre variável no espaço e no tempo.’
https://aeon.co/essays/why-evolution-is-not-a-tree-of-life-but-a-fuzzy-network
4. Por que as cidades modernas não são mais altas. A restrição é menos técnica e econômica do que regulatória.
Idealmente, as restrições legais sobre a altura de um edifício seriam rigorosas o suficiente para levar em consideração os impactos negativos do excesso de altura do edifício. Mas as evidências sugerem que as atuais restrições legais são muitas vezes muito superiores a esse ideal.
https://www.worksinprogress.co/issue/why-skyscrapers-are-so-short/
5. Um atlas de charter cities tenta nos convencer, por exemplos históricos, de que cidades auto-governadas não é um conceito novo, mas um modelo bem sucedido de organização política das comunidades humanas.
https://www.chartercitiesatlas.com/
Imagem Alai Ganuza
Que legal! Temos o 5 links de volta palmas