5 Links

Share this post

24/08/21 Músicas Políticas, Morte e Vida, Saúde Cubana, História Afegã, Artista IA

5links.substack.com

24/08/21 Músicas Políticas, Morte e Vida, Saúde Cubana, História Afegã, Artista IA

Diogo G.R. Costa
Aug 24, 2021
2
Share this post

24/08/21 Músicas Políticas, Morte e Vida, Saúde Cubana, História Afegã, Artista IA

5links.substack.com

Como as músicas criaram os direitos humanos. Morte e vida de Mike Rose. Sistema de saúde Cubano. Lendo o Afeganistão através de Schmitt e Hegel. Uma artista IA.

1. Seria possível termos direitos humanos sem termos músicas? Precisamos reavaliar como definimos uma 'canção política'. Quando a maioria das pessoas ouve esse termo, logo se evoca imagens de gritos contra a guerra em protestos estudantis ou trabalhadores desafiadores cantando hinos sindicais. O que eles não percebem é que mesmo as canções mais suaves de introspecção são canções potencialmente políticas - tanto hoje quanto no antigo Egito - que já serviram de alicerce para cada expansão significativa na autonomia pessoal e nos direitos humanos.

O filósofo político Michael Walzer uma vez afirmou que o movimento revolucionário na Alemanha desmoronou no rescaldo da Primeira Guerra Mundial porque "não tinha uma música" - ao contrário dos comunistas russos, que fizeram uso extensivo da "Internacional".

The Honest Broker
Did Music Create Human Rights?
The first songs to express personal emotions and individual aspirations appeared more than 3,000 years ago in Deir el-Medina, a village on the west bank of the Nile. By seeming coincidence this was also the location of the first successful labor protest in history, when artisans launched a sit-down strike that forced “management”—Ramesses III in this in…
Read more
2 years ago · 16 likes · 8 comments · Ted Gioia

2. Uma agente literária relata e reflete sobre a vida e a morte de seu cliente, o educador Mike Rose (full disclosure: Anna e eu dividimos um apartamento em vidas passadas). 

"Ironia dramática: Quinta-feira à tarde, antes mesmo de suspeitar da morte de Mike, rascunhei uma newsletter. Nela, mencionei - pela segunda ou terceira vez - o que considero o mais reconfortante no meu trabalho: 'pelo menos quando eu cometo um erro, ninguém morre!'

Enviei na sexta de manhã. Minutos depois, chamei a polícia em Santa Monica, perguntando se eles poderiam, por favor, verificar um cliente desaparecido."

How to Glow in the Dark
What Mike Knew
Five days ago, just hours before what was probably going to be the last of our four editor meetings, my beloved client Mike Rose dropped dead. He woke up at dawn, sent me a quick email, walked into his kitchen, and—bam, there went the cartoon anvil of fate. Spontaneous cerebral hemorrhage. He was 77…
Read more
2 years ago · Anna Sproul-Latimer

3. Uma das melhores tentativas de entender e resumir o sistema de saúde cubano. Baixa mortalidade infantil manipulada pela alta taxa de abordo tardio. Baixa fatalidade de trânsito porque ninguém tem carro. Baixos índices de HIV porque os HIV positivos são quarentenados pelo governo. Baixa taxa de homicídio porque o estado de fato exerce o monopólio da violência. 

"Acho que a melhor coisa que você realmente pode dizer sobre Cuba é o que você pode dizer sobre o histórico dos estados do Bloco Comunista em geral, que é que eles tendem a ter uma quantidade decente de eficácia estatal. É uma ditadura repressiva, mas consegue reprimir as pessoas e controlar a ilha. ... Se você quer um [sistema universal de saúde] para admirar, pode admirar o Canadá; não há necessidade de ir all in no comunismo. A única métrica em que o sistema de saúde cubano realmente se destaca é que é extremamente econômico. Isso porque eles pagam muito pouco aos médicos domésticos. O Canadá poderia tentar pagar salários de pobreza para médicos, mas isso tornaria muito difícil atrair pessoas de qualidade para a medicina. Funciona para Cuba porque lá todo mundo é pobre. Como médico cubano, você também tem a opção de ganhar um salário mais alto trabalhando no exterior. Isso funciona com o governo cubano basicamente alugando você para um governo estrangeiro, depois ficando com metade do dinheiro e você recebendo US $ 1.000 por mês - muito para os padrões cubanos porque o país é muito pobre."

Slow Boring
Is Cuban healthcare actually good?
The New York Times recently ran a story about Covid-19 overwhelming the hospital infrastructure in Cuba, as it has whenever it’s hit lower-income countries who simply have fewer resources to dedicate to this kind of thing. The headline describes this as “Overwhelmed by Coronavirus, Cuba’s Vaunted Health System Is Reeling…
Read more
2 years ago · 131 likes · 140 comments · Matthew Yglesias

4. O fiasco do Afeganistão como uma desligitimização da elite tecnocrática, da classe gerencial. "Foi no Afeganistão que não apenas uma nova ordem internacional baseada em regras deveria ser formulada, mas também o novo “espírito” liberal, no sentido hegeliano do termo. Onde Hegel viu o espírito da nova era na figura de Napoleão cavalgando por Jena, o espírito da era liberal passou a ser cada vez mais consciente e retoricamente centrado, pelo menos em parte, na figura da afegã finalmente tendo uma chance de jogar futebol, comemorar o mês do orgulho LGBT e estudar teoria crítica de gênero. Este não é um ponto polêmico, aliás. Muitos podem rir, especialmente hoje, da idéia da universidade de Cabul formar sua primeira classe de especialistas em estudos de gênero, mas isso era uma pequena parte de um quebra-cabeça histórico e ideológico muito maior, um mero passo na grande marcha chamada progresso de humanidade." https://tinkzorg.wordpress.com/2021/08/16/farewell-to-bourgeois-kings/


5. Use a inteligência artificial  "AI Gahaku" para criar imagens artísticas a partir das suas fotos. https://ai-art.tokyo/

Imagem Leah Gardner

Share this post

24/08/21 Músicas Políticas, Morte e Vida, Saúde Cubana, História Afegã, Artista IA

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing