22/09/21 Trabalho, Covid Política, Checklists, Roma, Bezos
O trabalho como % da renda. A política da Covid. Checklists salvam vidas. Humor em Roma. Bezos é verde?
1. O que explica o declínio do trabalho como % do crescimento econômico? Mais do que concordar com a conclusão, a virtude do texto está em fazer uma meta-análise informal da literatura. Mais blogs deveriam seguir o exemplo.
No final das contas, o objeto de interesse é um declínio de aproximadamente 6% da participação do trabalho na renda total, uma experiência exclusiva dos EUA, e somente a partir de 2001. Uma mistura de fatores está por trás dessa mudança na participação do trabalho, mas, uma vez que o escopo a ser explicado é tão estreito, sabemos que a causa principal deve ser uma tendência específica dos Estados Unidos. O que nos deixa realmente apenas com poder de mercado e poder de trabalho como os dois candidatos.
2. Por que as divisões políticas ao redor da Covid se polarizaram da maneira atual? No começo da pandemia, publicações de esquerda pareciam mais preocupadas com medidas autoritárias enquanto pessoas de direita defendiam medidas mais rigorosas como suspensão de voos.
O que é especialmente impressionante é como essas mudanças ocorreram de maneira suave e absoluta - com que rapidez, e sem constrangimento ou olhares para trás, grande parte da direita começou a falar como Michel Foucault e seus discípulos, enquanto grande parte da esquerda começou a abraçar a mentalidade da Sanità florentina, como se aquelas tivessem sido suas posições naturais e inevitáveis o tempo todo.
3. O legado do livro The Checklist Manifesto depois de mais de 10 anos. E como a adoção de práticas de checagem simples podem ter salvado milhares de vidas. O primeiro experimento, de apenas cinco passos, ocorreu no hopital Johns Hopkins de Baltimore em 2001.
Parte da mudança foi social: as enfermeiras eram responsáveis por documentar que o médico havia executado cada etapa, e tinha uma nova autoridade - e apoio da gerência e administração do hospital - para repreender os médicos que esqueciam itens.
O que, no fim das contas, fez toda a diferença. Nos primeiros dez dias de experimento, a taxa de infecção passou de 11% para zero. Nos quinze meses seguintes, houve duas (2) infecções no total. Em comparação com as projeções baseadas em taxas anteriores, o protocolo simples evitou 43 infecções e oito mortes - sem mencionar a economia de milhões de dólares para o hospital.
E, no entanto, mesmo depois de décadas, as intervenções do tipo lista de verificação não são universais.
https://www.lesswrong.com/posts/dtmmP4YdJEfK9y4Rc/book-review-the-checklist-manifesto
4. Como funcionava o humor na Roma antiga.
A estrutura de muitas piadas hoje guarda uma semelhança impressionante com suas versões antigas, e muitas comédias modernas exploram traços de caráter que são muito semelhantes aos tipos populares da comédia antiga. Também podemos, no entanto, ver coisas que não seriam passíveis de aprovação hoje: o estupro de mulheres por homens, embora contrito, é resolvido por meio do casamento; estereótipos sexistas sobre as mulheres serem inconstantes, extravagantes e enganadoras aparecem sem crítica; e muitos dos trocadilhos podem gerar mais do que um suspiro.
https://antigonejournal.com/2021/08/what-romans-found-funny/
5. Seria Jeff Bezos o homem mais verde do mundo?
Não conheço nenhum homem ou mulher no planeta Terra, seja político, empresário, ativista climático ou pessoa comum, que possa alegar ter inventado um processo e fundado uma empresa que evite tantas emissões de carbono quanto a pegada de carbono de toda a Nicarágua.
Imagem Alai Ganuza