5 Links

Share this post

21/10/21 Frio letal, Entretenimento Identitário, Wu-Tang Clan, Superplastic, Vouchers Habitacionais

5links.substack.com

21/10/21 Frio letal, Entretenimento Identitário, Wu-Tang Clan, Superplastic, Vouchers Habitacionais

Os mistérios das mortes causadas pelo frio. Seu entretenimento como sua identidade. A propriedade de um álbum da Wu-Tang Clan. A Disney bizarra de Superplastic. O futuro dos vouchers habitacionais.

Diogo G.R. Costa
Oct 21, 2021
Share this post

21/10/21 Frio letal, Entretenimento Identitário, Wu-Tang Clan, Superplastic, Vouchers Habitacionais

5links.substack.com

1. Aparentemente o frio é responsável por mais de 8% das mortes todos os anos. Mas a relação entre resfriamento e letalidade não se explica facilmente. O quanto dessas mortes se deve à temperatura gelada e o quanto a outros efeitos de sazonalidade invernal? Quantas são provocadas por gripe ou por enfarto? O aquecimento global poderia reduzir essas mortes? E por que pessoas morrem mais de frio nos países mais quentes?

As pessoas têm maior probabilidade de morrer de frio extremo na África Subsaariana e de calor extremo na Groenlândia, Noruega e em várias montanhas muito altas. Você está lendo certo - as mortes por frio estão concentradas nas áreas mais quentes e vice-versa.

Isso tem que estar errado, certo? 10% dos africanos morrendo de frio, um número substancial de groenlandeses morrendo de calor? O journal não traz respostas. Ele apenas apresenta seu modelo matemático e sai correndo. O que está acontecendo?

Astral Codex Ten
Chilling Effects
Read more
a year ago · 79 likes · 313 comments · Scott Alexander

2. Com a internet, o consumo de entretenimento deixou de ser uma fonte de prazer e passou a configurar um definidor de identidades. Gostos e desgostos revelam suas alianças políticas e o tipo de pessoa que você é. Talvez o futebol e outros esportes tenham tido esse efeito no passado, mas hoje é a cultura pop que comanda as torcidas organizadas.

Ser fã costumava significar que você gostou de alguma coisa. Um “fã” moderno agora é uma identidade, algo que você constrói para mostrar aos outros. Você precisa trazer o assunto em uma conversa, precisa conhecer as coisas no nível de pub quiz para provar que você é fã "o suficiente". Em muitos casos, você precisa defender o material em questão dos seus agressores. É uma turma de ensino médio em grande escala. A sua associação a uma forma particular de entretenimento vai se tornando uma parte tão fundamental de quem você é que lhe leva a defender o que é frequentemente uma empresa multibilionária só porque você acredita que ela simboliza algo maior do que “uma coisa de que gosto de assistir ou ouvir".

Ed Zitron's Where's Your Ed At
The Faux-Culture of Internet Fandoms
Today reviews came out for the latest Marvel movie The Eternals, and fans are going nuts over a film they have not seen. One particular fan - and they’re not the only one - was furious at a reviewer for calling The Eternals “a convoluted mess,” saying that he disagreed and, importantly, had yet to see the movie. As if summoned through the dark content g…
Read more
a year ago · 20 likes · 2 comments · Ed Z

3. Em 2018, o governo americano havia apreendido o álbum da "Once Upon a Time" da Wu-Tang Clan pertencente a Martin Shrikeli, o especulador farmacêutico condenado a sete anos de prisão por fraude financeira. "Once Upon a Time" foi a leilão e encontrou um vencedor disposto a pagar US$ 4 milhões pelo álbum: PleasrDAO, um coletivo de cripto que adquire obras de arte digitais. Por uma demanda da banda, o álbum só pode ser legalmente disponibilizado ao público no ano de 2103, mas PleasrDAO quer encontrar um jeito de torná-lo o mais acessível possível o quanto antes.

PleasrDAO tem ambições grandiosas, mas vagamente articuladas, de tornar o álbum mais disponível ao público, talvez por meio de festas de áudio ou exposições em estilo galeria, ou até mesmo de expandir a propriedade do álbum para os fãs, embora como isso funcionaria ainda está no ar.

https://www.nytimes.com/2021/10/20/arts/music/wu-tang-clan-once-upon-a-time-in-shaolin.html


4. Ainda no tema de como o século 21 será o mais esquisito da história, Superplastic é uma empresa de entretenimento bizarro que está levantando US$ 20 milhões de fundos como Google Ventures e Founders Fund e de indivíduos como Jared Leto e Justin Timberlake. O modelo de negócios da Superplastic, pelo que entendi, não se desenha em torno de produtos específicos, mas na criação de um universo de criaturas digitais sem-noção que atravessa as diversas plataformas da internet, uma “fucked-up Disney”.

A proposição do Superplastic é estranha. A empresa possui uma casa de colaboração animada de “superestrelas sintéticas” - personagens que vivem nas redes sociais e aparecem em todos os lugares por meio de parcerias com celebridades, marcas de moda icônicas e plataformas de jogos. A empresa já acumulou milhões de seguidores no Instagram e no TikTok, vendeu milhões em NFTs e construiu uma comunidade Discord bastante popular, em torno de um catálogo de personagens de desenhos animados violentos e vanguardistas.


5. Vouchers para alugueis sociais têm se tornado um modelo cada vez mais popular de política habitacional. Em vez de construir moradias populares - muitas vezes segregadas em locais afastados - o governo subsidia o aluguel em propriedades urbanas já existentes. Mas nos EUA, a tendência pode levar a deixar o modelo ainda mais líquido e desburocratizado, substituindo vouchers pagos a proprietários pelo valor em dinheiro entregue diretamente aos moradores. Apenas ¼ dos americanos elegíveis ao auxílio de fato usam voucher habitacional, em parte porque proprietários evitam lidar com toda a regulação envolvida no programa.

Na quinta-feira passada, em uma reunião pública organizada pelo Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, especialistas em políticas e funcionários da autoridade habitacional consideraram novas idéias de programas de vouchers que poderiam merecer um estudo formal… Distribuir subsídios de aluguel em dinheiro foi a segunda ideia mais popular discutida na reunião, e os participantes reconheceram que poderia envolver um elemento de economia de custos, pois reduziria, ou mesmo eliminaria, a necessidade de inspeções regulares das moradias elegíveis a receber vouchers.

https://www.theatlantic.com/politics/archive/2021/10/universal-basic-rent-section-8-voucher/620429/

Imagem Alai Ganuza

Share this post

21/10/21 Frio letal, Entretenimento Identitário, Wu-Tang Clan, Superplastic, Vouchers Habitacionais

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing