19/11/21 Doença dos Custos, Alzheimer, Vouchers de Moradia, Bom Gosto, GPT-3
Socialismo de doença dos custos. Vacina para Alzheimer. Como vouchers de moradia se comparam a vouchers de educação. O bom gosto nas artes implica na boa arte. Brinque com GPT-3.
1. O que acontece quando os custos de bens e serviços são socializados enquanto a oferta é restrita por meio regulação? O que este artigo do New York Times chama de Socialismo de Doença dos Custos (Cost Disease Socialism). Um dos temas mais importantes do ano.
Enquanto os democratas querem socializar o custo crescente de tudo, desde o ensino superior à habitação, nenhum partido tem uma estratégia para expandir a oferta real desses bens e serviços, nem um plano para as inevitáveis consequências fiscais quando setores com custos crescentes forem transferidos para os orçamentos públicos.
2. Uma vacina contra o Alzheimer começa a ser testada em humanos (via Thomas Conti).
"Nas últimas duas décadas, acumulamos evidências pré-clínicas que sugerem o potencial dessa vacina nasal para o Alzheimer. Se os testes clínicos em humanos mostrarem que a vacina é segura e eficaz, isso pode representar um tratamento não tóxico para pessoas com Alzheimer, e também pode ser dado no início para ajudar a prevenir Alzheimer em pessoas em risco. "
3. Por que a esquerda americana apoia vouchers para moradia, mas não vouchers para educação?
Embora muitos na esquerda concordem que os vouchers são superiores à habitação estatal - que tende a manter os pobres em moradias de baixa qualidade e mal conservadas em bairros pobres com uma série de problemas cognatos - essas mesmas pessoas são mais relutantes em apoiar vouchers de educação como superiores às escolas estatais. Mas todos os argumentos contra a moradia estatal também se aplicam à escola estatal.
Eu já estaria feliz se a esquerda brasileira defendesse vouchers para moradia em vez de projetos de habitação segregados.
4. Paul Graham faz um argumento em favor da existência de bom gosto nas artes.
Se não existe bom gosto, não existe boa arte. Porque, se existe boa arte, é fácil dizer, entre duas pessoas, qual tem o melhor gosto. Mostre a elas muitas obras de artistas que nunca viram antes e peça que escolham o melhor, e quem escolher a melhor arte terá o melhor gosto.
http://www.paulgraham.com/goodtaste.html
5. Brinque com o GPT-3, a IA da OpenAI. Talvez o link mais importante jamais postado aqui (via Bruna Santos).
https://openai.com/blog/api-no-waitlist/
Imagem Alai Ganuza