19/10/21 Equipe, Vouchers, História, Jejum Intermitente, Energia Nuclear Portátil
Com quem você deve trabalhar. A história dos vouchers contra o racismo. Uma nova história da humanidade. Jejum intermitente em camundongos. Uma empresa de usinas nucleares portáteis.
1. Algumas dicas de como escolher com quem trabalhar. Não recomendaria segui-las, mas é interessante ponderar sobre elas.
Escolha mulheres que sejam felizes, mas que não sorriam tão facilmente.
Isso é difícil para os homens. Porque os homens são programados para serem atraídos por mulheres que riem de suas piadas. Eles querem ser engraçados. Mas as mulheres que demoram a sorrir se saem melhor no trabalho, de acordo com o consultor de comunicação Leil Lowndes. Portanto, você deve namorar mulheres que sorriem muito, mas trabalhar com mulheres que não sorriem tanto.
Mas isso não significa que você deva trabalhar com mulheres mal humoradas. Christakis também descobriu que, se perto de pessoas felizes, você será mais feliz. Então, quando se trata de trabalho, descubra aquele subconjunto de mulheres que são muito otimistas, mas um público difícil para suas piadas.
https://blog.penelopetrunk.com/2009/05/06/how-to-pick-the-people-you-work-with/
2. Como as estratégias de "school choice" têm em sua origem o combate ao racismo institucionalizado dos EUA. Desde 1955, políticas de escolhas como vouchers faziam parte de uma campanha de integração racial nas escolas, defendidas por economistas como Milton Friedman. Seus principais oponentes queriam manter a segregação patrocinada pelo sistema estatal.
Um ofício interno de um grupo de professores de Charlottesville apresentava um plano para "conter a integração". O programa de bolsa de estudos [uma espécie de voucher em que o financiamento público se dava a partir dos alunos], dizia o memorando, tenta “alcançar o maior número possível de alunos para que a integração seja a mais ampla possível, tornando as escolas públicas inaceitáveis para o maior número possível de pessoas”.
Por outro lado,
Friedman celebrava a integração. Como ele escreveu em seu livro de 1962 Capitalismo e Liberdade, a segregação de fato persistia mesmo em cidades nominalmente integradas como Chicago. Em contraste, os vouchers levavam a "uma diminuição significativa na segregação e um grande aumento nas oportunidades disponíveis para a juventude negra mais capaz e ambiciosa".
3. David Graeber foi um dos autores mais prolíficos da esquerda anarquista nesse início de século. Apesar de sua morte precoce aos 59 anos em 2020, nos deixou o historicamente interessante, mas economicamente duvidoso, Dívida: os Primeiros 5.000 Anos e o subestimado The Utopia of Rules: On Technology, Stupidity, and the Secret Joys of Bureaucracy.
Agora, após sua morte, está sendo lançado o seu livro de escopo mais ambicioso, The Dawn of Everything: A New History of Humanity. A resenha do link apresenta o livro como sendo uma resposta à narrativa Diamond-Harari que se tornou amplamente disseminada na descrição da evolução social humana. Assim como os outros livros, eu imagino uma obra que misture polêmica, confusão teórica e chuva de insights e detalhes históricos interessantes.
As sociedades de caçadores-coletores eram muito mais complexas e mais variadas do que imaginamos. Os autores nos apresentam sepulturas suntuosas da Idade do Gelo (acredita-se que o trabalho com miçangas em um único local tenha exigido 10.000 horas de trabalho), bem como locais arquitetônicos monumentais como Göbekli Tepe, na Turquia moderna, que data de cerca de 9.000 a.C. (pelo menos 6.000 anos antes de Stonehenge) e apresenta entalhes intrincados de animais selvagens. Eles nos falam de Poverty Point, um conjunto de massagens enormes e simétricas erguidas na Louisiana por volta de 1600 a.C., uma "metrópole de caçadores-coletores do tamanho de uma cidade-estado da Mesopotâmia". Eles descrevem uma sociedade indígena amazônica que alternava sazonalmente entre duas formas totalmente diferentes de organização social (pequenos bandos nômades autoritários durante os meses secos; grandes assentamentos hortícolas consensuais durante a estação chuvosa). Eles falam do reino de Calusa, uma monarquia de caçadores-coletores que os espanhóis encontraram quando chegaram à Flórida. Todos esses cenários são impensáveis dentro da narrativa convencional.
4. Um novo estudo indica que jejum intermitente melhora a retenção de memória em camundongos e pode reduzir o declínio cognitivo da velhice.
O estudo, publicado na Molecular Psychiatry, descobriu que uma dieta de restrição de calorias por meio de jejum a cada dois dias foi um meio eficaz de promover a expressão do gene Klotho em camundongos. O estudo indica que Klotho, frequentemente referido como o “gene da longevidade”, desempenha um papel central na produção de neurogênese ou novos neurônios nascidos no hipocampo em adultos.
5. Radiant Nuclear fabrica usinas nucleares portáteis. Pequenas o suficientes para serem transportadas para comunidades remotas e locais assolados por desastres, mas poderosas o suficiente para abastecer mil casas por oito anos. Alguém que conhece do assunto poderia dizer o quão tecnologicamente e economicamente viável é o produto.
Imagem Claire Le Moing