16/09/21 Vacinas mRNA, Previsões, Norm Macdonald, Maias, Reconhecimento Facial
A história das vacinas mRNA. Mercados de previsões são subestimados. RIP Norm Macdonald. O declínio da civilização Maia. Brinque com seu reconhecimento facial
1. Uma história das vacinas mRNA. A extensão, em tempo e pessoas, dessa construção colaborativa, e como essa divisão de trabalho dificulta a decisão de quem deve ganhar um Nobel.
A história ilumina a maneira como muitas descobertas científicas se tornam inovações que transformam nossas vidas: com décadas de becos sem saída, rejeições e batalhas por lucros potenciais, mas também com generosidade, curiosidade e persistência obstinada contra o ceticismo e a dúvida. “É uma longa série de etapas”, diz Paul Krieg, biólogo do desenvolvimento da Universidade do Arizona em Tucson, que deu sua própria contribuição em meados da década de 1980, “e você nunca sabe o que acabará sendo útil”.
https://www.nature.com/articles/d41586-021-02483-w
2. Robin Hanson entrevistado por Richard Hanania sobre mercados de previsões como produtores subestimados de conhecimento.
Ele me convenceu de que, embora possa levar muito tempo, um dia a humanidade dará menos papel a sistemas como revisão por pares e burocracia inexplicável para determinar como entendemos o mundo, e mais papel aos mercados de previsão.
3. Como o recém-falecido comediante Norm Macdonald tentava fazer humor de alto risco. A única consequência que importava era o riso.
Quando o júri de O.J. Simpson ainda estava deliberando, Norm disse no Weekend Update: “Agora eles têm que decidir se vão libertar o O.J. ou se vão ter todas as suas cabeças cortadas”. Essa foi a piada que provavelmente fez com que ele fosse demitido do SNL, mesmo depois de ter sido avisado.
Também:


4. O(s) declínio(s) e colapso(s) da civilização Maia. Ainda faz sentido falar de colapso dos Maias?
Para começo de conversa, os maias ainda estão aqui hoje. "Foi o sistema político maia que entrou em colapso, não a sociedade".
Não houve um colapso único... Várias cidades maias cresceram e caíram em épocas diferentes, algumas dentro desse período do ano 800 ao 1000, e algumas vieram depois, de acordo com os estudiosos. Por exemplo, enquanto áreas no sul da Mesoamérica, como Tikal, onde hoje é a Guatemala, diminuíram nos séculos 8 e 9 devido a problemas ambientais e turbulências políticas, as populações aumentaram em outras áreas, como Chichén Itzá, onde hoje é a Península de Yucatán no México...
“Devemos sempre lembrar que o último estado maia, Nojpetén, caiu apenas em 1697 - bastante recente".
https://www.livescience.com/why-maya-civilization-collapsed.html
5. Tente enganar um sistema de reconhecimento facial de que você é você.
Bonus. Meu artigo de hoje para o InfoMoney:
As instâncias de um sistema jurídico funcionam para fechar questões, mas o princípio falibilista significa que as questões do conhecimento, da verdade científica, moral ou filosófica, devem permanecer em aberto. Diferente de um processo judicial, o processo epistêmico não se dá por encerrado pelo trânsito em julgado. “Nenhuma autoridade ou ativista pode legitimamente encerrar investigações ou debates”, diz Rauch, “tudo o que qualquer um pode fazer é participar da conversa, como todo mundo".
Imagem Kate Jarvik Birch