15/09/21 Moradia, Energia Nuclear, Alta dos Alimentos, Religião, Autismo no TikTok
A teoria de tudo da moradia. Energia nuclear e a alta do gás. Descontentamento político e a alta dos alimentos. Religião comportamental? Quando você recebe um diagnóstico de autismo do TikTok.
1. Por que o alto custo da moradia está no centro de todos os problemas: pobreza, desigualdade, produtividade, falta de creches, queda de fertilidade, mudança climática etc.
Muitos jovens tiveram que adiar a formação de famílias e muitas vezes aceitam empregos mal pagos e precários, que mal conseguem cobrir o aluguel e os custos de vida, como o preço para viver em cidades culturalmente atraentes. Eles veem as oportunidades como limitadas e o crescimento econômico como algo quase imperceptível. Enquanto isso, as gerações mais velhas sentam-se em imóveis que valem muitas vezes o que pagaram e, presas a uma mentalidade de soma zero, muitas vezes priorizam a proteção de seus próprios bairros em vez da necessidade de construir mais casas. Você pode culpar os jovens que se ressentem dos mais velhos e do próprio sistema econômico do Ocidente, quando é isso o que lhes oferece?
https://www.worksinprogress.co/issue/the-housing-theory-of-everything/
2. Com a redução do custo de energia renovável e do gás natural, muitos acreditavam que a energia nuclear era uma tecnologia dispensável. Mas o aumento do preço do gás e consequente retorno à energia fóssil, a carvão e diesel, podem significar uma reconsideração do fechamento de usinas nucleares.
Embora se possa dizer que painéis solares e turbinas eólicas economizam combustível, eles não “liberam os consumidores” dos mercados globais de commodities. Em contraste com o carvão e o urânio, os painéis solares e as turbinas eólicas exigem uma maior dependência do gás natural para lidar com a geração intermitente de eletricidade. Isso não tem sido um grande problema durante a maior parte da última década porque os preços do gás natural têm estado em baixas históricas, graças aos avanços tecnológicos em fracking e desenvolvimento de gás off-shore, e pesados investimentos de Wall Street em prospecção e perfuração de gás ...
Tudo isso mudou agora com a disparada dos preços do gás natural, que estão contribuindo para a inflação por toda a economia. "A dinâmica dos preços de energia na Europa oferece um vislumbre do que está reservado para outros mercados de commodities, com déficits crescentes e estoques esgotados, levando a uma elevada volatilidade de preços", disse um analista do Goldman Sachs no início desta semana, acrescentando que "a destruição da demanda é a única opção para reequilibrar os mercados.”
3. O preço dos alimentos tem aumentado ao redor do mundo. O que isso significa para o descontentamento político e possíveis levantes contra governos?
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, os preços no atacado de alimentos como trigo, açúcar e carne aumentaram 33% em relação ao ano anterior. As reservas de grãos estão diminuindo por causa da seca no Brasil e na Argentina e também nos EUA. Portanto, há menos trigo e milho e esses alimentos básicos importantes que estão elevando os preços dos alimentos ...
“Geralmente há queixas subjacentes contra o governo que não têm nada a ver com alimentos. Foi o que aconteceu na Líbia durante a Primavera Árabe de 2011. Houve descontentamento contra o governo autoritário por todos os tipos de razões, mas preços crescentes da farinha e do arroz na época foram um grande ponto focal para os protestos que acabaram derrubando o governo."
https://www.npr.org/transcripts/1037165564
4. Quando religião e psicologia comportamental convergem. Práticas e rituais religiosos, ainda que num contexto secular, podem apresentar resultados positivos no laboratório. Meditação aumenta a generosidade. Atos de agradecimento reduzem a trapaça. Cantos sincronizados podem aumentar a compaixão. Não sei o quanto disso é replicável.
Em vez de zombar da religião e começar investigações psicológicas do zero, nós, cientistas, deveríamos estudar rituais e práticas espirituais para entender sua influência e, quando apropriado, criar novas técnicas e terapias informadas por eles. Isso não exige a aceitação de determinada teologia - apenas uma mente aberta e uma atitude de respeito.
https://www.wired.com/story/psychologists-religion-how-god-works/
5. Autismo e neurodiversidade no TikTok. Quando ter uma condição psiquiátrica confere identidade, personalidade e autoridade moral, um diagnóstico pode se tornar um ativo social, o ingresso para uma tribo, o pertencimento a uma subcultura.
“Não posso ser a única pessoa que tem medo de obter um diagnóstico oficial”, começa radicalrakeem em um clipe do TikTok, “porque e se eu entrar lá e eles me disserem que, tipo, sou completamente neurotípico? Tipo, o que devo fazer? É genuinamente um medo meu, porque isso significa que tudo isso [acena para si próprio] é uma escolha ... Porque isso significa que estou sendo irritante de propósito ... como se eu pudesse mudar isso a qualquer momento que quisesse e não mudei?"
https://quillette.com/2021/08/03/when-youre-diagnosed-with-autism-by-tiktok/
Imagem Leah Gardner