13/10/21 Uigures, Chappelle, Instagram, Bilionários, Sobrepesca
O novo normal para os uigures. Defendendo David Chappelle. O Instagram não é tão nocivo como parece. Ser bilionário te deixa mais bonito? David Byrne sobre direitos de propriedade contra a sobrepesca.
1. O novo normal para os uigures. A repressão chinesa parece estar sendo aliviada em Xinjiang, ou ao menos se tornando menos visível e mais endêmica.
O arame farpado que antes cercava prédios públicos na região de Xinjiang, no extremo noroeste da China, quase não existe.
Também se foram os uniformes do ensino médio com camuflagem militar e os veículos blindados de transporte de pessoal circulando pela terra natal dos uigures. Muitas das câmeras de vigilância que antes brilhavam como pássaros em postes elevados não estão mais lá, assim como não há mais o barulho eterno e assustador das sirenes na antiga cidade de Kashgar.
Meninos adolescentes uigures, antes uma visão rara, agora flertam com garotas ao som de dance music em rinques de patinação. Um taxista ouvia Shakira em alto som enquanto corria pelas ruas.
Dito isso, mesquitas também deixaram de existir. Não se ouve mais o azan, a chamada islâmica para a oração.
2. Andrew Sullivan sai em defesa de David Chappelle diante de uma tempestade de crítica.
The Closer é, na verdade, uma acusação humanamente brilhante da cultura de elite neste momento: uma exposição brutal de sua monomania identitária, sua negação da realidade e suas táticas implacáveis de destruição pessoal e pública. É um momento real: um soco contra os poderosos, especialmente aqueles que fingem não ser.
3. O discurso de que o Instagram prejudica a saúde mental de adolescentes é exagerado, de acordo com as principais pesquisas científicas.
Dos melhores estudos que encontraram uma correlação negativa entre o uso de mídia social e a saúde mental do adolescente, a maioria encontrou efeitos extremamente pequenos - tão pequenos que chegam a ser triviais e diminuídos por outras variáveis que contribuem para a saúde mental dos adolescentes. Para complicar ainda mais as coisas, nas pesquisas do Facebook, duas vezes mais entrevistados relataram que o Instagram aliviou o pensamento suicida do que o piorou; três vezes mais disseram que isso os deixou menos ansiosos do que disseram que os deixou mais ansiosos; e quase cinco vezes mais relataram que o Instagram os deixou menos tristes do que os deixou ainda mais tristes.
4. Como o fato de ser bilionário contribui para a sua aparência.
Examinamos como o patrimônio líquido de bilionários se relaciona com sua aparência, conforme avaliado por 16 pessoas de diferentes gêneros e etnias. Surpreendentemente, seus ativos financeiros não têm relação com sua beleza; nem estão relacionados ao seu nível de escolaridade. Como grupo, no entanto, os bilionários são mais educados e mais bonitos do que a média para sua idade.
https://www.nber.org/papers/w29361
5. Como os EUA e outros países estão revertendo o problema da pesca predatória. Entre os estoques de pesca americanos, 85% não sofrem mais de sobrepesca. A solução inclui cotas de pesca, a criação de direitos de propriedade transferível entre os pescadores. O texto é assinado por David Byrne (!).
Sob este sistema, a cota de cada pescador é um ativo e patrimônio. Eles podem até mesmo passá-lo para seus filhos, gerando um incentivo direto para não esgotar o estoque. Conforme os estoques de peixes aumentam, as cotas de todos são ajustadas para cima, o que resulta na captura de mais peixes e na obtenção de maiores lucros. A sobrepesca, como resultado, caiu 60 por cento nas águas dos EUA desde 2000. (Admito que é difícil para mim acreditar, mas isso vem do Fundo de Defesa Ambiental, não de um porta-voz da indústria). De acordo com a NOAA, mesmo com a reconstrução dos estoques de peixes, a pesca recreativa e comercial forneceu mais de US $ 200 bilhões e 1,7 milhão de empregos para a economia.
O compartilhamento de captura foi implementado com sucesso em muitos lugares. Na década de 1990, o pargo vermelho estava se esgotando no Golfo do México. Quando os reguladores tentaram impor um limite à temporada de pesca, os pescadores correram para pegar o máximo de peixes possível. Como resultado, os estoques de peixes continuaram diminuindo. Quando eles mudaram para um sistema de direitos de propriedade, no entanto, no qual os limites de captura foram ajustados para cima ou para baixo dependendo do número de peixes, tornou-se do interesse dos pescadores pescar de forma sustentável.
https://reasonstobecheerful.world/america-overfishing-progress-fish-stocks-rebounding/
Imagem Drawplet