5 Links

Share this post

12/05/22 África, Implementação, Recessão, Relógios, Traduções

5links.substack.com

12/05/22 África, Implementação, Recessão, Relógios, Traduções

Por que a Europa não colonizou a África antes das Américas. Superestimamos invenções, subestimamos implementações. Startups em tempos de crises. Palavras intraduzíveis.

Diogo G.R. Costa
May 12, 2022
6
1
Share this post

12/05/22 África, Implementação, Recessão, Relógios, Traduções

5links.substack.com

1. Por que, apesar da sua proximidade geográfica, a África só foi colonizada pelos europeus depois das Américas.

O Saara era um obstáculo. O Nilo não era facilmente navegável. As rotas marinhas eram perigosas. E a malária dizimava exploradores sem acesso ao quinino.

No momento em que o Saara termina, a malária assume o comando. E quando a malária acaba, o deserto de Kalahari continua.

A África é uma alternância entre desertos e áreas infestadas de malária. Faz sentido: com uma massa de terra tão grande ao redor do equador, é quente e seca como um deserto, ou quente e úmida – perfeito para mosquitos.

Assim que colocavam um pé na África, europeus e gado caíram mortos. No século 18, apenas 10% dos europeus sobreviviam à África. 60% morriam no primeiro ano.

https://unchartedterritories.tomaspueyo.com/p/why-europeans-colonized-america-before


2. A implementação é o estágio subestimado dos ciclos de inovação. Exemplo. Apesar de serem uma tecnologia de produção energética 99% mais segura e limpa do que combustíveis fósseis, mais usinas nucleares foram fechadas em países como EUA e Alemanha do que construídas nas últimas décadas. Até hoje, pessoas que apoiam a descarbonização energética no abstrato, se opõem à construção de novas usinas solares e eólicas nos casos concretos.

Ao enfrentar alguns desafios – por exemplo, curar doenças complexas, como esclerose múltipla e esquizofrenia – não sabemos o suficiente para resolver o problema. Nesses casos, o que precisamos é de mais ciência.

Em outros desafios – por exemplo, construir usinas de remoção de carbono que aspirem as emissões da atmosfera – temos a ciência básica, mas precisamos de uma revolução na eficiência de custos. Precisamos de mais tecnologia.

Em outros desafios ainda – por exemplo, energia nuclear – temos a tecnologia, mas não temos a vontade política para implantá-la. Precisamos de uma política melhor.

Por fim, em certos desafios – por exemplo, COVID – resolvemos a maioria dos problemas de ciência, tecnologia e política. Precisamos de uma mudança cultural.

https://www.theatlantic.com/newsletters/archive/2022/05/human-progress-invention-eureka-myth/629811


3. Em época de desespero no setor de tecnologia, Paul Graham recupera um ensaio de 2008, ano de grande recessão, mas também da fundação de startups como Airbnb. Para se começar uma startup, a qualidade dos fundadores importa mais que o ciclo econômico.

Felizmente, a maneira de tornar uma startup à prova de recessão é fazer exatamente o que você deve fazer de qualquer maneira: rodá-la do jeito mais barato possível. Há anos venho dizendo aos fundadores que o caminho mais seguro para o sucesso é sermos as baratas do mundo corporativo. A causa imediata da morte em uma startup é sempre ficar sem dinheiro. Portanto, quanto mais barato for operar sua empresa, mais difícil será matá-la. Uma recessão irá torná-la ainda mais barato.

http://paulgraham.com/badeconomy.html


4 . Por que relógios aparecem nos anúncios marcando 10:10.

Uma explicação simples é que essa configuração mantém os ponteiros fora do caminho da marca do relógio, de modo que 'Rolex' ou 'Cartier' podem ser colocados na frente e no centro, mas outras configurações de tempo também atingem esse objetivo. Uma explicação diferente pode suscitar surpresa e ceticismo compreensível: 10:10 vende mais relógios porque a disposição dos ponteiros lembra sutilmente um sorriso, deixando os espectadores de melhor humor.

https://www.realclearscience.com/articles/2022/05/09/why_are_watches_usually_set_to_1010_in_advertisements_830409.html


5 . Um site que lista palavras exclusivas de cada língua - difíceis de serem traduzidas, mas que comunicam algo de universal. As primeiras cinco da lista:

Sehnsucht · O desejo inconsolável no coração humano por algo que não sabemos o quê.(Alemão)

Mamihlapinatapai · Duas pessoas olhando uma para a outra, cada uma desejando que a outra comece uma ação que ambas desejam, mas não estão dispostas a sugerir ou iniciar elas mesmas. (Yagan)

Maskrosbarn · Criança dente-de-leão, alguém que teve uma infância difícil e ainda assim se dá bem na vida, como um dente-de-leão rompendo o asfalto. (Sueco)

Hiraeth · Uma saudade de um lar ao qual você não pode voltar, ou que nunca existiu. (Galês)

Kurwidołek · Um lugar tóxico, confortável o suficiente para ficar, mas não ruim o suficiente para sair. (Polonês)

O Twitter, lembramos, não foi inventado na Polônia.

https://doesnottranslate.com/

Imagem openaidalle “A hand-drawn sailboat circled by birds on the sea at sunrise”.

1
Share this post

12/05/22 África, Implementação, Recessão, Relógios, Traduções

5links.substack.com
1 Comment
Claudio D. Shikida
Writes O que o Claudio Shikida anda le…
May 12, 2022

Finalmente alguém explicou esta dos relógios. Informação mais relevante do dia (para mim).

Expand full comment
Reply
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing