5 Links

Share this post

11/10/21 Argentina, Desert Bus, Desconvidado, Nobel, Pitchfork

5links.substack.com

11/10/21 Argentina, Desert Bus, Desconvidado, Nobel, Pitchfork

Libertários na Argentina. O pior game de todos os tempos. Cancelamento no MIT. Um Nobel para a Revolução da Credibilidade. A Pitchfork reavalia albums passados.

Diogo G.R. Costa
Oct 11, 2021
Share this post

11/10/21 Argentina, Desert Bus, Desconvidado, Nobel, Pitchfork

5links.substack.com

1. O movimento libertário vive um momento de alta na Argentina, especialmente entre os mais jovens, com a liderança de Javier Milei, o economista contracultural do cabelo bagunçado.

Milei ganhou reconhecimento como um convidado excêntrico em talk-shows, tornando-se o economista mais entrevistado do país na televisão e no rádio. O autoproclamado professor de sexo tântrico e ex-líder de uma obscura banda de rock, afirma não pentear os cabelos desde os 13 anos, preferindo deixar “a mão invisível” fazer trabalho. Seus cinco mastins têm nome de economistas, incluindo Murray Rothbard, um anarco-capitalista, e Milton Friedman, um economista mais convencional. Para “voltar a fazer da Argentina uma grande potência”, ele quer reduzir a regulamentação, diminuir os impostos e eliminar o banco central. Ele não gosta do aborto, acreditando que a liberdade é inatingível se não se pode nascer primeiro. Mas o casamento entre pessoas do mesmo sexo deve ser legal, assim como a maioria dos narcóticos.

https://amp.economist.com/the-americas/2021/10/07/javier-milei-a-libertarian-may-be-elected-to-argentinas-congress


2. O pior game, o mais chato de todos os tempos, foi criado em 1995 por Penn & Teller. Desert Bus consiste em dirigir um ônibus durante oito horas por uma estrada sem muitos detalhes ou obstáculos. Esse exercício de paciência tinha um aspecto satírico na sua concepção. Foi desenhado numa época em que o discurso ligando video games à violência estava na boca da classe política. O jogo acabou por nunca ser lançado oficialmente, mas, depois de redescoberto em 2005, tornou-se uma sensação de nicho e até um instrumento de arrecadação filantrópica.

A viagem de Tucson, no Arizona, até Las Vegas, em Nevada, leva aproximadamente oito horas quando se viaja em um veículo cuja velocidade máxima é de sessenta e cinco milhas por hora. Em Desert Bus, um videogame inédito de 1995 concebido pelos ilusionistas e artistas americanos Penn Jillette e Teller, os jogadores devem completar essa jornada em tempo real. Terminar uma única etapa da viagem requer considerável resistência e concentração em face do mega tédio: o veículo inclina-se constantemente para a direita, de modo que os jogadores não podem tirar as mãos do volante virtual; desviar da estrada fará com que o motor do ônibus pare, forçando o jogador a ser rebocado de volta ao início. O jogo não pode ser pausado. O ônibus não transporta passageiros virtuais para aumentar o interesse humano e não há tráfego para negociar. O único cenário é uma pedra ou placa de estrada pontilhada de areia. Os jogadores ganham um único ponto a cada viagem de oito horas concluída entre as duas cidades, fazendo com que uma pontuação alta do Desert Bus seja talvez a mais cara no mundo dos video games.

https://www.newyorker.com/tech/annals-of-technology/desert-bus-the-very-worst-video-game-ever-created


3. Por que o cancelamento da palestra do geofísico D​​orian Abbot no MIT é mais preocupante do que outros desconvidados. Diferente dos casos mais conhecidos, a opinião de Abbot sobre sua área de especialização, mudança climática, não é controversa. É parte do mainstream. Foram suas opiniões relacionadas a outro tema, de que ele não foi convidado para falar - ações afirmativas como mecanismos de recrutamento e seleção - que gerou o cancelamento. E suas recomendações por processos seletivos que combinem mérito com igualdade ainda parece corresponder à opinião de 74% da população americana.

A decisão do MIT não é apenas mais uma em uma longa série de controvérsias de campus. Ela estabelece um precedente que, a menos que seja resistido com força, representará uma séria ameaça à manutenção de uma sociedade livre.

https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2021/10/why-latest-campus-cancellation-different/620352/


4. O Nobel em economia foi para a chamada Revolução da Credibilidade, protagonizada por David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens. O economista Alex Tabarrok explica o prêmio:

Quase todo o trabalho empírico em economia que você lê na imprensa popular (e muito do que não chega à imprensa popular) é devido à análise de experimentos naturais usando técnicas como diferenças em diferenças, variáveis instrumentais e regressões descontínuas. As técnicas são poderosas, mas as ideias por trás delas também são compreensíveis pelo cidadão comum, o que deu aos economistas uma tremenda vantagem ao se comunicar com o público.

https://marginalrevolution.com/marginalrevolution/2021/10/the-credibility-revolution-1.html


5. A Pitchfork reavalia notas dadas a albums passados, com o benefício da clareza retrospectiva.

Alguns recebem notas mais baixas, como Sir Lucious do Big Boi, Turn on the Bright Lights do Interpol (justo), e o último da Grimes. Mais interessantes são as reconsiderações dos que acabam com notas mais altas, como:

Wilco: Sky Blue Sky (2007)

5.2 → 8.5

Depois de todo esse tempo, fazer um "rock paizão" não parece um insulto. Na verdade, é um pouco aspiracional.

Lana Del Rey: Born to Die (2012)

5.5 → 7.8

Mas tarde da noite naquele verão, eu saí para uma longa viagem, coloquei um CD e percebi que a estrada aberta tem uma atmosfera Born to Die, toda de superfície lisa e lustrosa e os maiores perigos ao meu redor.

The Strokes: Room on Fire (2003)

8.0 → 9.2

Se Is This It - que pontuou 9,1 - ganhou pontos de bônus por cumprir o hype inicial dos Strokes, Room on Fire merecia tanto quanto, mais 0,1 extra, por marcar o progresso com confiança e pelo menos parcialmente frustrar a reação mais inevitável à história do rock.

Lembro que havia um website que fazia um Oscar retrospectivo, reavaliando os melhores filmes, por categoria, de 20 ou 25 anos atrás. O prêmio de melhor roteiro em 1994, por exemplo, havia ido para Groundhog Day. Se você sabe do que estou falando, deixe o link nos comentários, por favor. 

https://pitchfork.com/features/lists-and-guides/pitchfork-reviews-rescored/

Imagem Dennis Pfeil

Share this post

11/10/21 Argentina, Desert Bus, Desconvidado, Nobel, Pitchfork

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing