09/12/21 Tecnotimismo, Restaurante Michelin, Rússia, Valsa, Melhores Livros
Otimismo tecnológico para 2022. O pior restaurante estrela Michelin. A Rússia contra a história. A epidemia da valsa no S19. Os melhores livros de todos os tempos.
1. Motivos tecnológicos para ficarmos otimistas com 2022, principalmente pelo progresso em energia e biotecnologia.
É provável que a energia barata apareça nas estatísticas de produtividade, já que sempre apareceu no passado, mas a biotecnologia pode acabar se parecendo mais com a mídia social - algo que transforma a maneira como os humanos vivem suas vidas de maneira profunda e significativa, mas luta para mover a agulha na produtividade...
Mas está claro que a forma da vida humana mudará, e em breve. A natureza da deficiência mudará. Os riscos de mortalidade mudarão. A natureza do envelhecimento provavelmente mudará. E os limites naturais da capacidade humana começarão a se flexionar e se dobrar de maneira que nos farão questionar a distinção entre remover deficiências e adicionar superpoderes.
2. A resenha mais divertida de um restaurante estrela Michelin que eu já li.
O que se seguiu foi uma refeição de 27 pratos (observe que “prato” e “refeição” e “27” estão sendo usados de maneira generosa) que durou 4,5 horas e me fez sentir como se eu fosse um personagem de um romance de Dickens. Porque - não posso transmitir isso o suficiente - não havia nada nem perto de uma refeição servida de verdade. Alguns “cursos” eram pedaços de papel comestível. Algumas doses eram copos de vinagre. Tudo tinha gosto de peixe, até os pratos que não eram de peixe. E quase tudo, incluindo esse macarrão, que foi de longe o prato mais substancial que comemos, foi servido frio.
3. O governo russo parece não ser fã do filme Mr. Jones. A maneira como a exibição do filme pela Sociedade Memorial, a organização russa de liberdades civis, foi interrompida revela um novo impulso de manipular a história soviética.
O ataque a Mr. Jones também anuncia uma mudança. Em novembro, o promotor-geral russo pediu à Suprema Corte russa que fechasse totalmente a Memorial. Aparentemente porque Memorial foi designada um "agente estrangeiro" e não cumpriu todas as leis que os agentes estrangeiros são obrigados a obedecer. Mas essa desculpa é uma farsa. A Sociedade Memorial foi fundada em 1987 por russos, para russos, e tem se dedicado à história e às liberdades civis russas desde então. Se for fechada, é porque o governo russo está determinado a retornar ao mundo soviético anterior a 1987 de repressão, terror patrocinado pelo Estado e história falsificada.
https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2021/12/putins-plot-against-russias-future/620930/
4. Como dançar valsa se tornou uma mania na Paris pós revolução. A intimidade da dança provocou preocupações morais, sociais e sanitárias.
Os médicos escreveram sobre a força da imaginação para explicar o contágio coletivo da violência revolucionária: uma contaminação mental ligada a um comportamento desviante que produzia imitação involuntária. Seguindo a mesma lógica, a valsa foi entendida como uma epidemia de danças desviantes transmitida pela imaginação.
https://thereader.mitpress.mit.edu/waltzmania-in-the-paris-pleasure-gardens/
5. Uma meta lista dos melhores livros de todos os tempos, criada e algoritmizada a partir de outras 130 listas.
Imagem Alai Ganuza