5 Links

Share this post

09/09/21 Telas, Latim, Checagem de Fatos, Genética, Teste Político

5links.substack.com

09/09/21 Telas, Latim, Checagem de Fatos, Genética, Teste Político

Regras para crianças na frente de telas. A volta do Latim falado. Checagem de fatos em tempos polarizados. Genética para progressistas. Teste político

Diogo G.R. Costa
Sep 9, 2021
Share this post

09/09/21 Telas, Latim, Checagem de Fatos, Genética, Teste Político

5links.substack.com

1. Como uma economista especialista em famílias entende regras de quanto tempo as crianças devem passar na frente das telas.

Mas quais são as suas regras?

Muitas vezes hesito em responder a isso, uma vez que a maioria das decisões podem parecer específicas demais para sua família. E não é como se você devesse necessariamente fazer o que eu faço! Mas aqui estão minhas regras, caso você se pergunte.

1. TV durante a semana antes do jantar: de 17:12 às 17:55. Sim, isso mesmo, começamos às 5:12. Eu me lembro por quê? Não. E, a propósito, pré-pandemia nunca havia TV durante a semana.

2. TV nos finais de semana: mesmo antes do jantar; também às vezes 30 minutos antes do almoço.

3. TV no avião: ilimitada.

ParentData
Screen Time, Revisited
Reminder! AMA tomorrow at 10:30 a.m. ET. (You’ll also get an email reminding you.) Think up your not-about-COVID questions. During the pandemic, screen time in my house went up by 1,000%. I guess I should put more limits on now? Is it bad that I’m still doing this? Am I ruining my kids…
Read more
2 years ago · 5 likes · 7 comments · Emily Oster

2. Os benefícios de se falar latim. Novas instituições estão trazendo a antiga língua franca para a comunicação oral entre acadêmicos

A University of Oxford, um dos principais centros de estudos clássicos do mundo, com cerca de 500 alunos estudando aspectos da antiguidade em qualquer época, deu início a um projeto para ensinar latim e grego ativamente. Uma vez que a maioria dos alunos de Clássicos devem saber um pouco de latim, se não grego, o objetivo do Projeto Oxford Latinitas é aprimorar o ensino e a aprendizagem de línguas antigas para alunos iniciantes, intermediários e avançados por meio de conversação ativa e discussão. O objetivo não é atingir a fluência de conversação, e o uso do termo "ativo" em vez de "falado" reconhece que as oportunidades de conversar em línguas antigas são limitadas e podem parecer artificiais. Embora os estudiosos tenham compilado listas de neologismos latinos para coisas e conceitos desconhecidos dos falantes antigos - aerinavis para 'avião', tromocrates para 'terrorista', caffea para 'café' - o objetivo de aprender a pensar em latim é permitir, como Schopenhauer disse, familiaridade imediata e direta com os grandes textos e formas antigas de pensar.

https://psyche.co/ideas/speaking-latin-brings-an-unmediated-thrill-to-the-classics


3. Hospitais nos EUA estão sem capacidade para tratar vítimas de armas de fogo pelo excesso de pacientes envenenados por ivermectina? O que acontece quando uma matéria é boa demais para rodar uma checagem de fatos. Ou, como a ambiguidade dos fatos aumenta a convicção dos opostos polarizados. 

Um Democrata lê a matéria e vê um bando de teóricos da conspiração idiotas tomando remédio letal para cavalos para curar Covid. Um médico avisa às pessoas que seu hospital está superlotado com casos de envenenamento, e a mídia devidamente informa o público sobre o caso. Em seguida, outro hospital não relacionado emite um comunicado de imprensa dizendo que eles não estão envolvidos e - embora isso não mude nada - os Republicanos agarram-se a isso para declarar que toda a mídia é 'fake news' e ninguém deveria confiar em nada do que lêem e os conspiradores vermifugadores de cavalos estavam certo o tempo todo.

Um Republicano lê parte dessa história e vê a mídia relatando falsamente que a ivermectina está superlotando os hospitais locais, embora os próprios hospitais neguem isso. Além disso, usam uma foto falsa de outra coisa para sugerir que as filas nos hospitais locais estão se estendendo pela porta. Além disso, declaram que 70% dos incidentes com veneno são devido à ivermectina, quando na verdade é 2%.

Ambos os lados acabam ainda mais convencidos de que estão certos e o outro lado está seletivamente interpretando mal as notícias para alimentar sua própria narrativa distorcida."

Astral Codex Ten
Too Good To Check: A Play In Three Acts
Read more
2 years ago · 268 likes · 898 comments · Scott Alexander

4. Como os progressistas vêm discutindo a importância da genética para questões sociais e igualitárias. 

Sim, as diferenças genéticas entre duas pessoas são minúsculas quando comparadas aos longos trechos de DNA enrolados em cada célula humana. Mas essas diferenças são grandes quando se tenta entender por que, por exemplo, uma criança tem autismo e outra não; porque um é surdo e outro ouvinte; e - como descreverei neste livro - por que uma criança vai enfrentar dificuldades na escola e outra não. As diferenças genéticas entre nós são importantes para nossas vidas. Eles causam diferenças nas coisas com as quais nos preocupamos. Construir um compromisso com o igualitarismo em nossa uniformidade genética é construir uma casa na areia.

https://www.newyorker.com/magazine/2021/09/13/can-progressives-be-convinced-that-genetics-matters


5. As opiniões políticas dos americanos poderiam ser clusterizadas em seis partidos políticos. Faça o teste para descobrir em qual deles você se encaixaria.

https://www.nytimes.com/interactive/2021/09/08/opinion/republicans-democrats-parties.html

Imagem Alai Ganuza

Share this post

09/09/21 Telas, Latim, Checagem de Fatos, Genética, Teste Político

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing