08/05/21 [Vídeos] CIA, carne, xadrez, My Way, trem voador
O anúncio woke da CIA. Você não vai salvar o planeta deixando de comer carne. A memória enxadrista de Magnus Carlsen. My Way coreografada. Faça um passeio no trem voador de 1902.
1. O novo anúncio de recrutamento da CIA apresenta uma agente que se se define como uma "millennial cisgênero" "interseccional" com "síndrome de ansiedade generalizada". Woke demais para o gosto do povo? Talvez. Ou então um possível passo para o wokismo ser fagocitado pela cultura cívica americana. Não é sem precedentes. A trajetória do movimento gay em São Francisco se apresenta como uma trajetória do marginal ao cívico. Stonewall começou com degenerados, viciados e mendigos. Hoje a parada gay conta com patrocínio de Apple e Google, com participação dos escoteiros e do departamento de polícia de SF. "Levou-se apenas cinquenta anos para que o orgulho gay passasse dos protestos de Stonewall para pulseiras arco-íris pedindo que você apoie a delegacia do seu bairro." Será o destino do wokismo fazer uma semelhante transição, indo de choque de contracultura iliberal para mais um ingrediente diluído no caldeirão da religião cívica americana? No final, a cultura liberal pode sair ainda mais resiliente. De qualquer maneira, tem coisa menos glamurosa para a cultura woke do que protagonizar um anúncio de vaga de emprego da CIA?
2. Há diversos motivos para se parar de comer carne, mas o ecológico talvez não seja o mais forte deles. Porque parar de comer carne não vai salvar o planeta. Há uma série de argumentos repetidos na cultura popular que apontam o grande impacto climático da pecuária. A produção de carne, principalmente a bovina, exigiria alta quantidade de água, alimentos, terra e emissões. Todos os quatro eixos dessa argumentação são enganosos. A carne de ruminantes, como vacas e ovelhas, não é obviamente mais danosa ao clima terrestre do que outras fontes de alimento. Na verdade, a pecuária se mostra bastante compatível com a agricultura ecologicamente correta. O conteúdo do vídeo me parece convincente, mas estou aberto a contrapontos nos comentários, principalmente se o vídeo comete algum erro factual.
3. Enquanto você tenta se lembrar do que almoçou ontem, veja Magnus Carlsen sendo desafiado a identificar posições de jogos clássicos de xadrez. O sujeito ainda ironiza "sabe que esse é o meu trabalho né?"
4. Uma coreografia levemente estonteante em cima de uma plataforma giratória ao som de My Way.
5. O trem voador de 1902. Um trem, de verdade, suspenso, construído em 1901 (mil novecentos e um) na cidade de Wuppertal, Alemanha. O vídeo foi colorizado e renderizado em 4k. O resultado impressiona. Parece uma atração de viagem no tempo de um parque da Disney. Se quiser mais evidência da resistência da engenharia alemã, aqui está um vídeo comparando o passeio original de 1902 lado a lado a um mais atual de 2015.
Imagem @alaiganuza