5 Links

Share this post

04/01/21 Progresso, Energia, Robotização, Livros, Esquerda Americana

5links.substack.com

04/01/21 Progresso, Energia, Robotização, Livros, Esquerda Americana

As raízes do progresso. Crise energética na Europa e além. A robotização das vinícolas italianas. Livros como leitura ou sinalização? Por que a esquerda americana não comemora seu triunfo?

Diogo G.R. Costa
Oct 4, 2021
1
Share this post

04/01/21 Progresso, Energia, Robotização, Livros, Esquerda Americana

5links.substack.com

1. Noah Smith entrevista Jason Crawford, fundador no novo think tank Roots of Progress. Os temas contornam, como seria de se esperar, as raízes do progresso, incluindo motivos da estagnação pós anos 1970 e a realização da retomada do progresso ocidental.

N.S .: Não existe a possibilidade de que as celebrações da ciência de épocas anteriores fossem na verdade celebrações do patriotismo? Prova de que a América podia fazer grandes coisas? Um orgulho patriótico certamente estava na minha mente quando as vacinas foram lançadas. E eu me lembro de quando eu era criança, como o rover Mars Pathfinder mantinha todo mundo grudado nas telas e dando festas em casa - talvez isso tenha acontecido porque os anos 90 foram uma era de orgulho ressurgente na América. Em contraste, estamos agora em uma era de profunda divisão nacional, onde muitas pessoas sentem que não podem comemorar as conquistas de uma nação que contém uma grande facção rival. Acho que você pode ver isso na resistência em massa às vacinas entre muitos apoiadores do Trump (embora, ironicamente, as vacinas tenham sido desenvolvidas sob o comando do Trump!). O que você acha dessa teoria?

J.C .: Sim, acho que você está no caminho certo. Acho que os Estados Unidos tiveram uma espécie de crise de autoestima nacional por volta do final dos anos 60 / início dos anos 70, com Vietnã, Watergate e os choques do petróleo ocorrendo ao mesmo tempo. As missões Apollo foram meio que o último grito de nossa auto-estima nacional, e a partir daí começou a decair. Acho que nunca nos recuperamos totalmente.

Noahpinion
Interview: Jason Crawford, nonprofit founder
The amazing advances in vaccines and renewable energy have spurred hope that the 2020s will be a decade of accelerating technological progress. A lot of people are talking about what to expect from the new technological age, which technologies will be key, how to accelerate and sustain the progress, and what the dangers and challenges will be…
Read more
a year ago · 28 likes · 8 comments · Noah Smith

2. A escassez energética tem atingido países ao redor do globo, com preços disparando em diversas economias. A Europa, sentindo a insegurança de menor capacidade das suas fontes de energia mais limpas, está recorrendo às mais sujas, "um movimento que pode complicar as negociações climáticas no próximo mês". E mesmo essas fontes estão se mostrando vulneráveis.

A crise energética global forçou uma produtora alemã de eletricidade a suspender uma usina de energia depois que ela ficou sem carvão.

A Steag GmbH fechou sua planta Bergkamen-A no oeste do país essa semana devido à escassez de carvão duro, disse a empresa por e-mail. O fechamento é o primeiro sinal de que a Europa pode precisar depender com um clima ameno e ventoso para manter as luzes acesas, já que o continente enfrenta escassez de gás natural e o carvão provavelmente não será o bastante.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-10-01/energy-crisis-forces-german-power-plant-to-halt-on-lack-of-coal?sref=htOHjx5Y


3. A robotização da Itália. Com a falta de mão de obra, as vinícolas italianas empregam novas máquinas para velhas atividades que tradicionalmente exigiam o cuidado da mão humana.

Com as fronteiras fechadas pelas restrições de viagem da Covid, os vinicultores italianos não conseguiram contratar os trabalhadores (principalmente do Leste Europeu e do Norte da África) que costumam lotar os vinhedos durante a temporada de colheita. 

Dando um novo significado ao termo "Super Toscano", o uso de máquinas de colheita aumentou 20% este ano entre um grupo de vinicultores da região central da Itália. Para alguns, os equipamentos reduziram uma safra típica de 18 dias para apenas 10.

https://www.nasdaq.com/articles/italian-wineries-turn-to-robots-amid-worker-shortage-2021-10-04


4. As pessoas ainda leem livros, ou os usam principalmente como objetos de sinalização? 

O artigo de The Politico me lembrou de uma viagem que fiz a uma livraria da área de Washington D.C. Lá eu vi um dos produtos mais estranhos e intrigantes que já encontrei: um pôster de uma "estante feminista" exibindo lombadas de livros. É um pôster realmente ótimo: incoerente em termos de estética, gênero e política, ele coloca autores como Hillary Clinton, Roxane Gay, bell hooks, Audre Lorde, Gloria Steinem, Jessica Valenti e Lindy West todas próximas umas das outros, todos os seus nomes escritos naquele cartunismo quase-intencional-mas-não-muito-preciso.

A ideia parece ser: você já ouviu esses nomes rolando por aí; você não tem tempo ou dinheiro para se envolver com os livros reais descritos aqui, mas também não pode arriscar que esses livros não pareçam seus quando se trata de feminismo. Então, aqui está este item genuinamente insano que pode sinalizar seu conhecimento e afinidades.

https://medium.com/arc-digital/nobody-reads-f30882091f7c

5. A esquerda americana vem vencendo em suas principais frentes desde o começo do século. Claro que ainda há grandes desafios e ameaças. Mas considerando o sucesso das causas progressistas, por que não há maior comemoração do lado canhoto do espectro?

Não uma, mas três ideologias de centro-direita -neoconservadorismo cruzadista, conservadorismo religioso moralizador, corte de governo do Tea Party - sucumbiram ao avanço progressista. Enquanto isso, o país é mais racialmente diverso, a maconha é legal ou semilegal em muitos estados, as taxas de encarceramento caíram e as ideias que ficavam à esquerda são dominantes na mídia e na academia. De todas essas maneiras e outras, a América de 2021 é o país em que os liberais da era Bush gostariam de viver: mais liberal e permissivo em várias dimensões, menos tradicionalmente religioso e heteronormativo, menos dominado por homens e menos branco ...

Por outro lado, talvez - apenas talvez - a sensação de declínio americano e mesmo de condenação pairando sobre parte da esquerda hoje em dia seja um sinal de que sua própria visão, uma sociedade de individualismo social cada vez maior sob a proteção de um Estado de bem-estar social em expansão, na verdade conduz para um futuro um pouco mais sombrio do que pensavam...

https://www.nytimes.com/2021/10/02/opinion/liberal-politics.html

Imagem Alai Ganuza

Share this post

04/01/21 Progresso, Energia, Robotização, Livros, Esquerda Americana

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing