5 Links

Share this post

03/09/21 Austrália, The Economist, Máscaras Infantis, Masculinidade Chinesa, Mashups

5links.substack.com

03/09/21 Austrália, The Economist, Máscaras Infantis, Masculinidade Chinesa, Mashups

A Austrália está cruzando a linha do autoritarismo? The Economist contra os canceladores. Máscaras nas escolas. China contra a feminização. Mashups.

Diogo G.R. Costa
Sep 3, 2021
3
Share this post

03/09/21 Austrália, The Economist, Máscaras Infantis, Masculinidade Chinesa, Mashups

5links.substack.com

1. Até que ponto o governo australiano precisa endurecer suas políticas de combate à pandemia para que se duvide de seu liberalismo democrático?

"As pessoas no sul da Austrália serão forçadas a baixar um aplicativo que combina reconhecimento facial e geolocalização. O estado enviará mensagens de texto em horários aleatórios e, a partir daí, elas terão 15 minutos para tirar uma foto de seu rosto no local onde deveriam estar. Do contrário, o departamento de polícia local será enviado para fazer o acompanhamento em pessoa...

A Austrália é, sem dúvida, uma democracia, com vários partidos políticos, eleições regulares e transferência pacífica de poder. Mas, se um país proíbe indefinidamente seus próprios cidadãos de atravessar suas fronteiras, se mantém no exílio dezenas de milhares de cidadãos, se impõe regras restritivas sobre viagens intra-estaduais, se proíbe os cidadãos de sair de casa sem uma justificativa a partir de uma lista oficial do governo, se exige máscaras mesmo quando as pessoas estão ao ar livre e socialmente distanciadas, se envia as forças armadas para que se cumpras as regras, proibindo protestos e prendendo e multando os dissidentes. Esse país ainda é uma democracia liberal?"

https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2021/09/pandemic-australia-still-liberal-democracy/619940/


2. A revista The Economist adota um tom de manifesto contra o liberalismo da esquerda radical.

"É precisamente combatendo as forças que impelem as pessoas aos extremos que os liberais clássicos impedem que os extremos se fortaleçam. Ao aplicar os princípios liberais, eles ajudam a resolver os muitos problemas da sociedade sem que ninguém recorra à coerção. Apenas os liberais apreciam a diversidade em todas as suas formas e sabem como fazer dela uma força. Só eles podem lidar de forma equilibrada com várias coisas, desde a educação ao planejamento e à política externa, de modo a liberar as energias criativas das pessoas. Os liberais clássicos devem redescobrir seu espírito de luta. Eles devem enfrentar os agressores e canceladores. O liberalismo ainda é o melhor motor para um progresso equitativo. Os liberais devem ter a coragem de o dizer."

https://www.economist.com/leaders/2021/09/04/the-threat-from-the-illiberal-left


3. A adoção de máscara para crianças em escolas passa num teste de custo-benefício?

"Os cientistas têm a obrigação de lutar pela honestidade. E sobre a questão de saber se as crianças devem usar máscaras nas escolas - especialmente pré-escolas e escolas primárias - segue a minha conclusão: os potenciais danos educacionais das políticas de mascaramento obrigatório estão muito mais firmemente estabelecidos, pelo menos até agora, do que seus possíveis benefícios para impedir a propagação da Covid-19 nas escolas. Para justificar a continuação do mascaramento de crianças em idade escolar - sem data de término à vista - temos que provar que as máscaras beneficiem as crianças, e em que idades. Os estados e comunidades que estão considerando políticas de máscaras apenas por segurança devem reconhecer que o excesso de cautela tem um custo, enquanto os seus benefícios são incertos."

https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2021/09/school-mask-mandates-downside/619952/


4. O PCChinês continua sua agenda de defesa da masculinidade frente às influências culturais estrangeiras.

“O governo chinês ordenou um boicote às celebridades ‘maricas’, uma vez que intensifica a luta contra o que considera uma importação cultural que ameaça a força nacional da China.

Em uma diretiva emitida na quinta-feira, o regulador da TV na China disse que os programas de entretenimento deveriam rejeitar firmemente a ‘estética deformada’ de niangpao, um termo depreciativo que se refere a homens afeminados...

É um nítido contraste com a geração mais velha de estrelas masculinas, que deveriam cantar canções revolucionárias e interpretar soldados intrépidos e agressivos defendendo o país de inimigos estrangeiros.

Mas a estética mais neutra em termos de gênero tem sido criticada por vozes conservadoras na sociedade. Algumas autoridades e pais temem que os homens menos machistas na TV façam com que os jovens percam a masculinidade e, portanto, ameacem o desenvolvimento do país.”

https://www.vice.com/en/article/xgx3nn/china-masculinity-sissy-stars


5. Selecione dois clipes de YouTube e essa plataforma combina os vídeos num mashup. Aqui está Gangnam Style x Can't Touch This

https://rave.dj/

Share this post

03/09/21 Austrália, The Economist, Máscaras Infantis, Masculinidade Chinesa, Mashups

5links.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Diogo G. R. Costa
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing