02/05/22 Spotify, Big Techs, Joseph Raz, Crianças, Flickle
A economia por trás do Spotify. Identitarismo nas big techs. A moralidade de Joseph Raz. Crianças são naturalmente filosóficas. Um wordle versão filme.
1. A economia política por trás do Spotify gera preocupações. Apesar de todo o seu market share, o Spotify dá menos retorno do que um game ou um filme blockbuster.
Essa estratégia de preços original (menos de dez dólares por mês para acesso ilimitado) foi feita para transformar o mercado do modelo de posse da música para o de streaming. Era um acordo atraente que inevitavelmente convenceu a maioria dos fãs a desistir de seus álbuns físicos. Mas, do ponto de vista comercial, essa abordagem só funciona se você tiver as estimativas mais otimistas e irreais para os números de assinatura. O que os investidores estão começando a perceber é que projeções desse tipo estão fora de sintonia com a realidade atual, na qual mesmo as plataformas mais bem-sucedidas podem estar enfrentando um declínio no número de usuários.
2. Por que o setor tecnológico dos EUA tende à esquerda? A identidade woke ofereceria uma base cultural comum para um cluster de pessoas selecionadas de maneira meritocrática.
A meritocracia do intelecto não constitui por si só uma cultura corporativa ou um conjunto comum de valores para os funcionários. Uma série de contratações meritocráticas virá de uma variedade de origens e culturas... Essas contratações meritocráticas, portanto, podem exigiralguma camada adicional de cultura compartilhada – e o empreendimento da tecnologia, muitas vezes baseado na manipulação de símbolos abstratos, não a fornece.
O Wokeismo sim.
3. Morreu o filósofo jurídico Joseph Raz. No link, Raz faz em 2016 uma resenha retrospectiva de sua principal obra, A Moralidade da Liberdade, de 1986.
Há outra característica de alguns escritos políticos contemporâneos, possivelmente exemplificada mais claramente na tradição liberal, que eu estava determinado a evitar. Pode ser chamado de Hubris dos Modernos – a crença de que características louváveis de alguns arranjos políticos contemporâneos são necessárias para que qualquer sociedade política seja moralmente decente, para que se conforme a padrões mínimos de aceitabilidade moral… Muitas pessoas que viveram ao longo da história humana foram capazes de ter vidas gratificantes e, portanto, quaisquer que sejam as imperfeições de suas sociedades, muitas delas encontraram pelo menos condições mínimas de permissibilidade. Também acredito que a maioria das sociedades, incluindo as democracias liberais, hoje têm características repressivas e excluem vários grupos da participação em opções valiosas a um grau que as torna seriamente e moralmente defeituosas.
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2857419
4. Crianças são pequenas filósofas. Como um pai filósofo se aprofunda e teoriza as perguntas dos filhos.
As crianças estão constantemente intrigadas com o mundo. Anos atrás, uma psicóloga chamada Michelle Chouinard ouviu gravações de crianças pequenas passando tempo com seus pais. Em pouco mais de 200 horas, ela ouviu quase 25.000 perguntas. Mais de duas por minuto. Cerca de um quarto dessas perguntas buscavam explicações; as crianças queriam saber como ou por quê.
https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2022/04/kids-philosophy-questions/629650/
5. Mais uma variação do Wordle, dessa vez para adivinhar o filme a partir de uma cena.
Imagem openaidalle "The Hanging Gardens of Babylon in the middle of a city, in the style of Dalí"