01/12/21 Terras, Câmeras, Medievo, Ciclos, Ementas
Reconhecendo a posse ancestral das terras. Câmera do tamanho de um grão de sal. As profissões mais comuns nas cidades medievais. A mídia e os ciclos econômicos. Uma galáxia de ementas universitárias.
1. Considerações sobre uma nova prática americana que os brasileiros ainda vão importar para seus eventos públicos: reconhecer a posse ancestral da terra onde se está falando.
De longe, a defesa mais comum dos reconhecimentos de terras é que eles não prejudicam ninguém e educam os americanos sobre uma história oculta que aconteceu literalmente onde as pessoas estão. Eles não fariam pelo menos isso?
Não, nem um pouco. É difícil exagerar a superficialidade dessas afirmações. O que os membros do grupo reconhecido consideram sagrado? O que os torna únicos e os identifica uns aos outros? Quem são, de onde vieram e para onde estão indo? A evasão dessas questões fundamentais é típica. O orador demonstra desconhecer as pessoas cujos nomes lê cuidadosamente na folha de papel. Ele também não faz nenhuma conexão, exceto a mais geral e antiga entre o evento e tais pessoas, não muito diferente da relação do falante com a geologia ou a flora local.
2. Uma câmera altamente funcional reduzida ao tamanho de um grão de sal.
O novo sistema pode produzir imagens nítidas e coloridas no mesmo nível de uma lente de câmera convencional 500.000 vezes maior em volume…
Enquanto uma câmera tradicional usa uma série de lentes curvas de vidro ou plástico para direcionar os raios de luz para o foco, o novo sistema óptico se baseia em uma tecnologia chamada metassuperfície, que pode ser produzida como um chip de computador. Com apenas meio milímetro de largura, a metassuperfície é cravejada de 1,6 milhão de pinos cilíndricos, cada um com aproximadamente o tamanho do vírus HIV.
https://engineering.princeton.edu/news/2021/11/29/researchers-shrink-camera-size-salt-grain
3. Os cinco trabalhos mais comuns nas cidades medievais (via Gabriel Araújo).
Eu olhei os registros fiscais datados de 1435-1446 nos quais um pouco menos de 2.200 famílias estão listadas. A profissão do chefe da família é conhecida em dois terços dos casos. Um punhado de mulheres que dirigiam a própria casa também declarou profissão às autoridades da cidade. Dezenas e dezenas de ocupações existiam ao mesmo tempo na cidade, resultado da grande fragmentação das cadeias produtivas na Idade Média. Os cinco empregos mais comuns eram agricultor, carpinteiro, açougueiro, sapateiro e trabalhadores relacionados à Igreja.
https://www.medievalists.net/2021/11/most-common-jobs-medieval-city/
4. Qual o papel da mídia nos ciclos econômicos?
Formalizamos o papel editorial da mídia de notícias em uma economia multissetorial e mostramos que a mídia pode ser uma fonte independente das flutuações de ciclos econômicos, mesmo quando relata informações precisas. Relatórios públicos sobre um subconjunto de desenvolvimentos setoriais que são noticiosos, mas não representativos, fazem com que as empresas em todos os setores contratem mão de obra a mais ou a menos.
https://www.aeaweb.org/articles/pdf/doi/10.1257/aer.20191895
5. Open Sylabus oferece uma grande visualização em clusters dos textos mais indicados em mais de 7 mil ementas acadêmicas.
https://galaxy.opensyllabus.org/
Imagem Alai Ganuza