01/11/21 Google, Lockdowns, Garum, Pessimismo Climático, Indivíduos da Década
Os números das pesquisas do Google não batem. Jane Jacobs no lockdown. Um condimento romano perdido. Progresso ambiental além do pessimismo climático. As pessoas mais importantes das últimas décadas.
1.O Google e outras ferramentas de busca estão radicalmente diferentes do que eram anos atrás. Por mais que o Google te dizer que seu termo de busca tenha milhares ou milhões de resultados, apenas uma fração mínima de fato é apresentada.
Como exemplo, uma pesquisa pela palavra "pássaro" no Google me diz inicialmente que há 10,1 bilhões de resultados. Conforme eu clico nas páginas, esse número flutua, em um ponto ele muda para 8,9 bilhões. Quando chego à página 24, ela muda para "página 24 de 231 resultados" e não há próxima página. Há uma mensagem na parte inferior que diz:
"Para mostrar os resultados mais relevantes, omitimos algumas entradas muito semelhantes às 231 já exibidas. Se desejar, você pode repetir a pesquisa incluindo os resultados omitidos."
Quando eu clico nisso e clico nas páginas novamente, a última página ainda é apenas 46 com 457 resultados.
2.Uma reflexão a partir da Índia de como os lockdowns cegaram os "olhos da cidade" de Jane Jacobs. Os pequenos personagens que dão vida a ruas e bairros simplesmente desapareceram, e, junto com eles, os papéis sociais informais que desempenhavam.
Sentados nas calçadas, nunca ocupando mais espaço do que o absolutamente necessário, maltratados pela polícia, manipulados por grandes veículos e autoridades municipais, os camelôs sumiram todos. Na ausência deles, as estradas fizeram mais largas, com mais espaço para os carros acelerarem. A nova quietude e o silêncio me assustaram. Eu me senti exposta enquanto caminhava sob o sol do verão.
https://popula.com/2021/05/17/jane-jacobs-and-delhis-lockdowns/
3.Cientistas e chefs estão recriando servindo o garum, um condimento a base de peixe da Roma antiga considerado o "dodô da história gastronômica".
Usando um cromatógrafo de gás e um microscópio eletrônico de varredura, pesquisadores da Universidade de Las Palmas de Gran Canarias identificaram os peixes como anchovas. Especialistas da Universidade de Alcalá de Henares realizaram análises de pólen, que indicaram a presença de hortelã, sálvia, tomilho, orégano e outras ervas. A maioria das receitas antigas pede que peixes gordurosos pequenos sejam colocados em camadas entre ervas e sal em tonéis de concreto. A equipe de Palacios usou grandes recipientes de fermentação de vidro.
https://www.smithsonianmag.com/arts-culture/recoving-the-recipe-for-garum-180978846/
4.Pare de dizer para as crianças que elas vão morrer de mudanças climáticas. O progresso ambiental depende da superação do pessimismo catastrófico.
É totalmente legítimo que os jovens se sintam assim. Eu já estive lá. Hoje, muito do meu trabalho se concentra em pesquisar, escrever e pensar sobre as mudanças climáticas. Mas é um campo do qual quase me afastei. Recém-saído da universidade e com um diploma em ciências ambientais e mudanças climáticas, era difícil ver que eu poderia contribuir com alguma coisa. Eu cambaleei para frente e para trás entre a raiva e a desesperança. Qualquer esforço parecia inútil. Quase desisti. Felizmente, minha perspectiva mudou. Estou feliz que tenha mudado. Não apenas continuei trabalhando com o clima, mas também tenho certeza de que meu trabalho teve muitas vezes o impacto positivo que teria tido se eu estivesse preso à minha mentalidade anterior. E é por isso que estou convencido de que, se quisermos fazer progressos no que diz respeito ao clima, precisamos nos livrar desse manto de pessimismo.
https://www.wired.co.uk/article/climate-crisis-doom
5.Quais são as pessoas mais importantes das últimas décadas, na opinião de Notas Smith.
Todos os anos, a revista Time lança seu prêmio de “Pessoa do Ano”. É a pessoa que, “para o bem ou para o mal”, “mais tem feito para influenciar os acontecimentos do ano”. Muito raramente, a revista distribui prêmios especiais - Winston Churchill como o "Homem da Metade do Século" no final de 1949, Mikhail Gorbachev como o "Homem da Década" no final de 1989 e Albert Einstein como a "Pessoa do Século" no final de 1999. Mas geralmente não há um prêmio de“ Pessoa da Década”.
Então, vamos jogar esse jogo! Neste post, vou listar vários candidatos para cada década e discutir os pontos fortes e fracos do caso para cada um.
Imagem Vicki MacGrath